NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 15 de junho de 2021

febre aftosa

 

 

         Iniciou-se dia 01 e terminará dia 30/11 mais uma etapa de vacinação contra a Febre Aftosa. Assim, todos os criadores terão que vacinar seu rebanho de bovinos e ou búfalos, até 2 anos e declarar tal vacinação. A dose é de 5 ml, via subcutânea ou intra-muscular. A vacina deverá ser mantida na geladeira e, no momento da vacinação, levá-la para o curral na caixa de isopor com gelo, mantendo-a na sombra, se possível. Usar seringas e agulhas lavadas e fervidas, trocando a agulha de vez em quando. A vacinação deverá ser feita nas horas mais frescas do dia e os animais deverão estar descansados.

     A Febre Aftosa é uma doença contagiosa que se dissemina rapidamente. Os animais ficam com febre, aftas na boca, nas tetas e entre as unhas; babam, mancam, param de comer e beber. Quando um foco é detectado, todo o rebanho deverá ser sacrificado, assim como num raio de 3 km; o transtorno e o prejuízo econômico serão catastróficos, não só do criador como de todo o agronegócio brasileiro.

      Dessa vez, houve modificações no processo: o criador deverá acessar o site do IMA: www.ima.mg.gov.br para imprimir a sua carta aviso e munido dela, comprar a vacina em número de doses suficientes para vacinar o rebanho, a partir de 1 dia de vida até 2 anos. Com o nº da nota fiscal ou cupom, ele deverá então, novamente no site do IMA, declarar a vacinação via internet, completando o número de bovinos existentes atualmente, alterando a faixa de idade, incluindo nascimentos e mortalidade, evoluindo assim seu rebanho para que assim , sua declaração se condiga ao que ele possui na propriedade. Tudo está escrito passo a passo no site do IMA, é auto explicativo.

         Caso o criador tenha dificuldades ou impossibilidade de digitar a sua declaração no site, ele poderá ir ao IMA, lembrando que a data limite para a compra e vacinação permanece a mesma, ou seja, até 30/11/2014. Comunicamos que, a partir da etapa de vacinação de maio de 2015, o IMA não mais realizará a impressão da carta aviso em seus escritório, sendo esta adquirida exclusivamente no site do IMA.

               CRIADOR:      FAÇA A SUA PARTE E PROTEJA SEU REBANHO.

     Endereço do IMA em Itaúna: R Silva Jardim, 888- Prédio da Cooperita

                                                          Tel: 37 3242-1284