NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 27 de fevereiro de 2021

Pacientes foram transportados nesta manhã de sexta – Foto Coromandel/divulgação

 

 

Pacientes de Coromandel, cidade do Triângulo Mineiro, foram transportados para Belo Horizonte na manhã desta sexta-feira (19). A expectativa é que, nesta sexta-feira (19), 5 pacientes sejam transferidos para a capital, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Os pacientes foram levados por um pequeno avião para a capital mineira.

 

Uma aeronave da Polícia Militar de Minas Gerais pousou em Coromandel às 13h para iniciar o transporte dos enfermos. A expectativa é de que nesta sexta-feira sejam transferidos 5 pacientes com covid-19, de Coromandel para Belo Horizonte. Inicialmente, havia a previsão de 16 pacientes. Em função da condição médica e da criticidade de alguns deles, este número pode alterar a qualquer momento, de acordo com a SES-MG.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), a transferência ocorre por “questão humanitária”. A decisão de receber doentes do município foi tomada após pedido de socorro feito pelo secretário de Saúde de Minas, Carlos Eduardo Amaral. Nesta semana, o gestor visitou a cidade e outras localidades da região e constatou a crise sanitária.

 

A prefeitura de BH informou que a previsão é de que quatro pacientes sejam internados em UTIs no Hospital Eduardo de Menezes. Os outros 10 devem ser transferidos para enfermarias no Hospital Júlia Kubitschek.

 

Toque de recolher

Por causa da explosão de casos e mortes em Coromandel, o que provocou o esgotamento do sistema de saúde, a prefeitura local decretou estado de calamidade pública.

 

Decreto determina toque de recolher de 20h às 5h. Só é permitido sair de casa pessoas que tiverem que ir a serviços essenciais e ainda assim é preciso comprovar a urgência para a saída.

 

Por O Tempo