Comunidades de Cajuru passam a receber água potável de qualidade

7/04/2024 | Centro-Oeste

Obras irão beneficiar cerca de 140 famílias – Foto Semad Divulgação

 

 

Moradores de duas comunidades rurais de Carmo do Cajuru, terão agora acesso à água potável de qualidade. Na terça-feira 02/4, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), inaugurou sistemas simplificados de abastecimento de água (poços tubulares profundos) nos distritos de Chácaras Paredão e Olhos D’água de Santo Antônio da Serra.

 

Em 2020, Carmo do Cajuru foi selecionado em edital de Chamamento Público da Semad para construção de poços tubulares, no qual foram selecionados 44 municípios. Para isso, a Semad formalizou, junto à Copasa, um Termo de Cooperação Técnica para a instalação de 100 poços, dos quais 78 já foram perfurados.

 

De acordo com o subsecretário de Saneamento da Semad, Anderson Diniz, a atuação direta junto aos municípios para o desenvolvimento de políticas públicas de saneamento tem sido uma das marcas da atual gestão do Governo de Minas.

 

“É de suma importância a articulação entre estado e municípios, desenvolvendo ações e projetos que de fato gerem resultados positivos à população. O acesso à água potável junto às famílias dessas comunidades rurais irá proporcionar significativas melhorias na qualidade de vida. Estamos falando de dignidade humana, água é vida”, avalia o subsecretário.

 

A obra irá beneficiar cerca de 140 famílias das comunidades rurais. Na solenidade de inauguração estiveram presentes o prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, e a diretora de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, Isabela Lopes, além de representantes das comunidades.

 

O prefeito municipal Edson de Souza Vilela ressaltou os benefícios que a obra trará aos moradores da comunidade rural.

 

“Os moradores dessas comunidades serão diretamente beneficiados com acesso a mais de 20 mil litros/hora de água potável, que também será utilizada para reforçar o abastecimento de água em outras comunidades circunvizinhas. Estamos cuidando da saúde de nossa população por meio do saneamento básico”, pontuou.

 

A moradora Lurdes Pires destacou a importância do sistema para a comunidade de Chácaras do Paredão.

 

“Há anos a população lidava com a falta de água, com utilização de cisternas próprias para armazenar água e nem todos moradores tinham o suficiente. Com o sistema implantando, melhorou a disponibilidade de água e estamos muitos satisfeitos”, disse.

 

O morador Wilson Pereira reforçou que há mais de 20 anos era esperada a execução das obras do sistema simplificado de água. “Agora se tornou uma realidade, beneficiando todas as pessoas da comunidade”, comemorou.

 

Regulação e Gestão dos Serviços

 

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) do município de Carmo de Cajuru é responsável pela operação e manutenção dos sistemas. Criado a partir da Lei Complementar nº 15/2005, iniciou suas atividades em 2007, com o objetivo de sanar os graves problemas de abastecimento de água e de coleta de esgoto que a cidade enfrentava.

 

Desde então, a equipe do SAAE vem trabalhando para melhorar a qualidade da prestação dos serviços. A regulação dos serviços junto ao município é feita por meio da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico (ARISB).

 

 

 

 

Veja também