Concerto do pianista Amazonense Marcos Leite acontece em Itaúna

23/06/2023 | Itaúna

Foto Antônio Cruz / Reprodução Barbacena Online

 

O pianista Amazonense Marcos Leite, realizará um concerto no Teatro Sylvio de Mattos de Itaúna, dia 24 de junho, sábado, 19 horas.

No programa do Concerto, será fomentado obras de Compositores Eruditos Brasileiros: Altino pimenta, Arnaldo Rebello, Francisco Mignone e Lorenzo Fernandez (75 Anos de falecimento do compositor). O evento é gratuito.

 

Marcos é Pianista, Conferencista e Professor, natural de  Manaus- AM, formado pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, na classe da professora Margarida Valente.Também foi aluno de Vilma Regina(Teoria Musical) e Nair Brochado(Harmonia).

Marcos falou à Radio Santana sobre sua vinda a Itaúna:

 

Trajetória

 

Com 40 anos de carreira artística, atuou em várias salas de concerto do Brasil, os quais se destacam: Clube Naval- RJ, Teatro Amazonas de Manaus – AM, Escola de Música da UFRJ, Escola de  Música Villa-Lobos -RJ, Academia de Música Lorenzo Fernandez – RJ, Conservatório Brasileiro de Música – RJ, gravações na TVE- RJ(atual TV Brasil), Sala Cecília Meireles – RJ, Teatro Municipal de Niterói -RJ, Solar do Jambeiro de Niterói – RJ, Concertos dentro do projeto “ Música no Museu “, Teatros Municipais deSão João Del Rei, Ouro Preto, Pouso Alegre, Sabará e Araxá – MG, concertos em diversas cidades de Minas Gerais( incluindo Coral Dom Silvério de Sete Lagoas) e do Rio de Janeiro, Sociedade Filarmônica de Sergipe ( Projeto “ Brasil 500 Anos “, em 2000-( Aracaju), concertos no Theatro São Pedro de Porto Alegre – RS, Theatro Sete de Abril de Pelotas – RS.

 

Presidente da banca julgadora do Festival de MPB, sob a égide da Associação dos Funcionários do Banerj ( Banco do Estado do Rio de Janeiro), em 92. Ministrou diversos cursos de Interpretação Pianística por várias cidades do Brasil e recebeu várias homenagens :

 

1993- Empossado pela Academia Neolatina e Americana de Artes do Rio de Janeiro, na Cadeira José Maurício Nunes Garcia e, nesse mesmo mês e ano, recebe medalha e diploma “ Rosa de Prata”, pelo Centro de Estudo e Atividade  Artística José Fernandes Barreto;

 

2002- Título “ Personalidade de Expressão “ do Jornal do Povo de Santos Dumont – MG;

2008- Recebeu o Troféu “ Honra ao Mérito, através da Ordem dos Músicos do Brasil do Rio de Janeiro.

2012- “ Diploma de Agradecimento “, outorgado pelo Forte de Copacabana – RJ;

2019- Sob a recomendação do Crítico e Musicólogo Luís Roberto Trench, recebe a Comenda “ Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes “, outorgada pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino de São Paulo – SP, em 16 de janeiro. Neste mesmo ano, sob a presidência de Luís Roberto Trench, empossado pela Academia de Música do Brasil, na Cadeira de Arnaldo Rebello,28 de junho, dia 9de dezembro do corrente ano, empossado Conselheiro Perpétuo da Academia de Música do Brasil, na Cadeira Magda Tagliaferro.

 

2020, em fevereiro, recebeu Medalha Villa-Lobos “ da Academia de Música do Brasil. Em agosto do mesmo ano, sob a presidência de Luís Roberto Trench,bempossado imortal da Academia de Musicologia do Brasil, na Cadeira Cláudio Santoro.

 

Abril de 2021, também sob a presidência de Luís Roberto Trench,,empossado imortal da Academia de Música do Rio de Janeiro,na Cadeira Alberto Nepomuceno e Diretor Adjunto da mesma. E, tendo a mesma presidência de Luís Roberto Trench, é empossado Conselheiro Perpétuo da Academia de Musicologia do Brasil, na Cadeira de Marcos Coelho Neto.

 

E recentemente, recebeu de Luís Roberto Trench, Presidente da Academia de Música do Rio de Janeiro, a Comenda Francisco Braga e da Academia de Música do Brasil, a Comenda Padre José Maurício Nunes Garcia. Também, sob a mesma presidência, foi empossado pela Academia de Artes do Brasil, Cadeira 63, tendo como patrono, o compositor e pianista Paraense Altino Pimenta (1921-2003).

 

 

Veja também