Confirmados casos de coronavírus em Bom Despacho e Lagoa da Prata

23/03/2020 | Centro-Oeste

 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, na tarde desta segunda-feira (23), que Lagoa da Prata e Bom Despacho registraram cada uma o primeiro caso de coronavírus. Em todo o estado, 128 casos da doença foram confirmados.

Até a publicação desta matéria, a SES-MG não tinha divulgado o quantitativo de casos em investigação nas cidades mineiras.

Lagoa da Prata

Segundo o secretário municipal de Saúde da cidade, Geraldo de Almeida, a primeira confirmação de coronavírus em Lagoa da Prata foi em um homem de 37 anos, que retornou de uma viagem de navio. Ele apresentava sintomas da doença e por isso foi colhido material para exame. No fim da tarde deste domingo (22), um laboratório particular confirmou a doença.

“A confirmação significa que o vírus já pode estar circulando na cidade. Por isso é preciso mais que nunca manter as medidas de proteção. A principal é ficar em casa, não frequentar bares, lanchonetes, qualquer lugar que possa reunir pessoas. Só sair em caso de extrema necessidade”, afirmou. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, o homem está bem e em casa.

A reportagem tentou contato com o Hospital São Carlos para saber mais informações sobre o histórico de viagem e o estado de saúde do paciente. Contudo, as ligações não foram atendidas até a última atualização da matéria.

Bom Despacho

Segundo a  Prefeitura de Bom Despacho,  o caso confirmado  foi de morador da cidade que contraiu a doença enquanto viajava ao exterior e não voltou a Bom Despacho depois de contraí-la. Ele foi diagnosticada com a doença ao voltar de viagem a Belo Horizonte e não voltou, tratando-se em BH.

Casos de coronavírus em MG e no país
Com a atualização desta segunda, já são três casos confirmados da doença no Centro-Oeste de Minas. O primeiro foi confirmado no dia 8 de março em Divinópolis. A paciente é uma mulher, de 47 anos, que chegou a Belo Horizonte no dia 2 de março, após uma passagem pela Itália. Segundo a SES-MG, ela apresentava sintomas leves como coriza, dor e sensação de mal-estar.

Em todo o estado, já são 128 casos da doença confirmados e outros 7.766 estão em investigação como suspeitos de coronavírus. As cidades com confirmação da doença são: Belo Horizonte (60); Betim (1); Bom Despacho (1); Campos Altos (1); Contagem (1); Contagem (1); Coronel Fabriciano (1); Divinópolis (1); Ipatinga (1); Juiz de Fora (8); Lagoa da Prata (1); Mariana (2); Nova Lima (7); Patrocínio (1); Poços de Caldas (1); Sete Lagoas (2); Timóteo (1); Uberaba (3); Uberlândia (6).

Segundo a SES-MG, os dados são parciais e estão sujeitos à revisão/alteração, devido ao processo de avaliação que é dinâmico e ao horário diário de fechamento de dados.

No país, o total de casos confirmados do novo coronavírus subiu para 1.891, segundo as últimas informações divulgadas pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (23). O novo número de casos representa um aumento de 22% em relação aos 1.546 casos anunciados até domingo (22).

O número de mortes também aumentou para 34 mortes. No caso das mortes, o crescimento foi de 36%. Entre os pacientes que morreram em consequência da doença Covid-19, 30 estavam no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro.

Do G1

Veja também