Lula e Alckmin tomarão posse em 1º de janeiro, em Brasília – Foto Ricardo Stuckert
O Congresso Nacional divulgou o roteiro da cerimônia de posse do presidente e do vice-presidente eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), marcada para acontecer em 1º de janeiro de 2023. A solenidade será realizada na parte da tarde e conta com um rito formal, realizado tradicionalmente.
Entre 13h45 e 14h30 ocorrerá a chegada dos Chefes de Estado e de Governo no anexo 1 do Senado Federal e das autoridades e convidados no Salão Branco.
Entre 14h20 e 14h30, Lula e Alckmin chegarão à Catedral Metropolitana de Brasília (DF), que fica no início da Esplanada dos Ministérios. O cortejo deles rumo ao Congresso Nacional será às 14h30.
O presidente o vice eleitos chegarão ao Congresso Nacional às 14h40 e serão recebidos pelos presidentes do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Nesse momento, a entrada de Lula e Alckmin será pela rampa do Congresso. Caso esteja chovendo, a entrada será transferida para a chapelaria.
A sessão solene que dará posse a Lula e Alckmin terá início às 15h e seguirá as seguintes etapas: abertura da sessão, execução do hino nacional; compromisso constitucional; leitura e assinatura do termo de posse do presidente e do vice eleitos; pronunciamento dos presidentes da República e do Congresso Nacional; e encerramento da sessão.
Às 15h50, Lula e Alckmin irão para a sala de audiências da Presidência do Senado Federal. Eles deixarão o local às 16h em direção à área externa do Palácio.
Às 16h05 terá início a cerimônia externa de honras militares e, às 16h20, a saída de Lula e Alckmin para o Palácio do Planalto, onde ocorrerá outra etapa da posse com a subida da rampa e a entrega da faixa presidencial.
Por O Tempo