Em reunião com os catadores e a coordenadora Madalena Duarte, Lohanna anuncia a destinação de emenda de R$ 600 mil para 2025.
A deputada estadual Lohanna França esteve no centro de separação de resíduos da Cooperativa de Reciclagem e Trabalho – COOPERT, em Itaúna, na manhã desta terça-feira 01/10, para oferecer apoio e escutar as necessidades dos cooperados após o incêndio que destruiu o espaço na noite do último domingo 29/9.
O encontro, que contou com a presença de Madalena Duarte, coordenadora nacional do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável (MNCR) e uma das fundadoras da COOPERT, teve como objetivo identificar as demandas mais urgentes para que o trabalho não seja interrompido e definir os próximos passos para a reconstrução.
Durante a visita, Lohanna entrou em contato com secretários do governo de Minas Gerais, alertando sobre a situação de emergência em que se encontra a COOPERT e a importância de uma resposta rápida do governo estadual para garantir a continuidade do serviço, que já opera em Itaúna há quase 25 anos.
A deputada também reafirmou seu compromisso com a destinação de uma emenda no orçamento estadual de 2025, no valor de R$ 600 mil, que inicialmente seria destinada à compra de um caminhão de coleta de resíduos. Diante das novas circunstâncias, a destinação desses recursos será reavaliada conforme as necessidades emergentes da COOPERT.
Como ajudar?
No momento, a COOPERT precisa com urgência de uma esteira de separação de materiais, prensa, mesa de triagem, triturador, bags (sacos grandes para separar materiais) e duas tendas, que serão instaladas no local. Um galpão já foi alugado para armazenar o estoque.
Você também pode contribuir com doações de água potável, materiais de higiene pessoal, leite e cestas básicas, que serão entregues aos trabalhadores.
Para doações em dinheiro, a chave Pix é 03154785000145 (CNPJ).
As doações em materiais podem ser entregues no galpão da COOPERT, no bairro Universitário, localizado na Rua Luzia Gonçalves Nogueira, nº 23. Para mais informações, o telefone de contato é (37) 3249-3523.
Combate de incêndio no galpão da Coopert dura mais de 8 horas