Covid-19: Quase 60% dos mineiros estão imunizados

21/10/2021 | Minas Gerais, Saúde

Segundo o Secretário Bacheretti, a queda da taxa de incidência está ligada ao avanço da vacinação – Foto Reprodução

 

 

Minas Gerais ultrapassou, na quarta-feira, 20/10, mais de 10 milhões de pessoas com 12 anos ou mais vacinadas com a segunda dose contra a Covid-19 e mais de 490 mil pessoas imunizadas com a dose única, estando próximo de alcançar 60% de cobertura de vacinação no Estado

 

Segundo dados do Boletim Epidemiológico publicado desta quinta-feira, no site da secretaria, já são 10.253.578 segundas doses aplicadas, 490.349 doses únicas e 561.047 doses de reforço. Isso representa 59,34% do público-alvo da campanha com o esquema vacinal completo.

 

Taxa de incidência do vírus está em queda

 

Devido ao avanço da vacinação em Minas, a taxa de incidência do coronavírus registrou queda de 35% nos últimos 14 dias. O dado foi apresentado na reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 nesta quinta, 21/10.

 

Segundo o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, este e outros indicadores têm caído semana a semana, conforme a imunização avança nos municípios. “Os números da pandemia estão melhorando em Minas semana após semana. Isso se deve à grande adesão da população à vacinação. A positividade, que indica como está a circulação do vírus, por exemplo, atingiu níveis iguais aos meses de maio, junho do ano passado. E o número de solicitações de internação por covid caiu 12% no último mês, o que reflete em menos óbitos”, afirmou.

 

Minas Consciente

 

Todas as 14 macrorregiões do estado continuam na onda verde do Minas Consciente. A decisão foi comunicada na reunião do Comitê pelo secretário de Saúde. Na fase mais flexível do plano, todas as atividades ficam permitidas, mas desde que regras como uso de máscara, distanciamento e manutenção das medidas de higiene e segurança sejam mantidas, para evitar novos casos.

 

“Todo o estado permanece na onda verde. Continuamos, gradualmente, melhorando a situação da pandemia, mas é preciso que todos os mineiros e mineiras permaneçam em alerta. O vírus não foi embora, todo cuidado é pouco. E quem não vacinou pode e deve procurar o posto na sua cidade. Quanto mais gente imunizada melhor”, enfatizou Baccheretti.

 

 

 

 

 

Veja também