Covid-19: uso de máscaras se torna opcional em espaços abertos em Divinópolis

3/03/2022 | Centro-Oeste

São quase 32 mil casos confirmados desde o início da pandemia – Foto reprodução internet 

 

 

A Prefeitura de Divinópolis definiu que o uso de máscara de proteção facial em espaços abertos será opcional na cidade a partir de sexta-feira (4). O decreto nº 14.915/22, que regulamenta a decisão, deve ser publicado na edição do Diário Oficial dos Municípios do Estado de Minas Gerais de sexta. A obrigatoriedade da proteção em locais fechados continua.

 

No boletim divulgado pela Prefeitura nesta quinta-feira (3), mais duas pessoas morreram em decorrência da Covid-19 e a cidade passou das 700 vítimas da doença. São quase 32 mil casos confirmados desde o início da pandemia.

 

De acordo com a Prefeitura, a decisão considerou os apontamentos e os números do Serviço Municipal de Vigilância Sanitária bem como o estágio avançado do processo de vacinação, conforme o Programa Nacional de Imunizações. A decisão foi baseada ainda no fim do estado de calamidade pública estabelecido na forma do Decreto Estadual nº 47.891, de 20 de março de 2020.

 

Por isso, o uso de máscara de proteção facial em espaços abertos na cidade será conforme a opção de cada pessoa, recomendado o distanciamento e a adoção das demais medidas de proteção individual contra a Covid-19.

 

Entretanto, a obrigatoriedade do item de proteção segue caso a pessoa apresente sintomas de síndrome gripal ou manifestação de Síndrome Respiratória Aguda Grave, na forma de regulamento federal.

 

“A Prefeitura reforça que, mesmo com o uso de máscaras em locais abertos deixando de ser obrigatório, é preciso que a população continue mantendo todos os cuidados contra a Covid-19, como o uso de álcool em gel, lavar as mãos com água e sabão, além de continuar com o uso das máscaras em locais fechados”, finalizou a Administração Municipal.

 

Boletim

 

Conforme dados desta quinta, Divinópolis tem 701 vidas perdidas para o vírus, 31.900 casos confirmados e 30.606 pessoas recuperadas, além de 27 pessoas internadas na rede hospitalar da cidade.

 

 

 

 

Veja também