O Hospital Manoel Gonçalves registrou aumento no total de internados com Coronavírus. Entre 01 de julho na sexta e esta terça-feira 05/7, o total de itaunenses hospitalizados tratando a infecção, saltou de 06 para 10. Este é o maior número desde março.
Neste período também foi registrada uma nova morte, fato que também não ocorria desde março. A vítima é um homem de 88 anos sem comorbidades que estava internado no Hospital Manoel Gonçalves. A morte ocorreu na sexta 1º de julho.
Na nota, o município ressaltou a importância do ciclo vacinal atualizado. Com o novo registro, o número de falecimentos pela doença subiu para 305.
O crescimento de casos já era esperado pelas autoridades mineiras. Conforme o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, as duas primeiras semanas terão um aumento significativo no número de registros da doença – possivelmente maior que os 122% da última semana de junho.
60 novos casos em 24 horas
O município teve 60 novos resultados positivos por Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com números atualizados pela Prefeitura de Itaúna. A média móvel dos últimos sete dias caiu pra 64,43.
No total, desde o começo da pandemia são 22.414 positivados.
Vacinação
As pessoas que estão com dose atrasada da vacina contra Covid-19, podem procurar o posto de saúde mais próximo para atualizarem seu cartão de vacinas, orienta a Secretaria Municipal de Saúde de Itaúna.
Está liberada a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 (a quarta dose), em pessoas com 40 anos ou mais no município de Itaúna.
O intervalo mínimo entre 1ª e 2ª dose de reforço deve ser de 4 meses. Para receber o imunizante, é preciso apresentar o documento oficial com foto e cartão de vacinas em qualquer posto de saúde da cidade.
Segundo especialistas, a vacinação tem evitado a explosão de casos graves, mas permanece a necessidade de cuidados, sobretudo para proteger os mais vulneráveis, como idosos e doentes crônicos.
De acordo com o vacinômetro atualizado na sexta-feira 01/7, Itaúna já aplicou 203.165 doses de imunizantes.
1ª dose: 82.125
2ª dose: 73.892
Dose única: 2.248
Dose de reforço: 40.125
2ª dose de reforço: 4.775
Vacina Covid: Pessoas com 40 anos ou mais já podem receber a 4ª dose