Crianças de Itaúna e Itatiaiuçu recebem prêmios dos concursos do Projeto Xerimbabo Usiminas

26/11/2014 | Itaúna

circuito usiminas3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A quinta edição do Projeto Xerimbabo Usiminas, na região de Serra Azul, premiou na última semana, os alunos vencedores dos concursos de desenho e redação, além de uma instituição de ensino vencedora na categoria “escola ecológica”. A ação, que contou com a participação de mais de 160 trabalhos de várias escolas da região, além de estimular os alunos a pensar em ética ambiental, sustentabilidade e conservação das espécies ainda possibilita um novo olhar para a comunidade em que vivemos.

O gerente de Meio Ambiente da Mineração Usiminas, que participou da entrega dos prêmios juntamente com alunos, pais e funcionários das escolas contempladas, destacou a importância da parceria com a comunidade, especialmente incentivando as boas práticas ambientais. “A empresa se sente honrada por fazer parte de iniciativas de preservação ambiental, transferindo conhecimento principalmente para as crianças que incorporam os comportamentos conscientes e transferem o aprendizado para os adultos”, afirma Rafael.

No concurso de desenho, as crianças da Educação Infantil abordaram a temática “Eu, os animais e as plantas”. A autora do melhor desenho foi a aluna Maria Clara Costa Faleiro de Andrade, de 5 anos, do pré-escolar Neusa Roza Tupinambás, de Itaúna, premiada com uma bicicleta infantil. O concurso de redação contemplou com tablets as melhores produções textuais do Ensino Fundamental com o tema “Porandubixuera – A Arte do Brasil Natural”. Os dois alunos contemplados são da Escola Municipal Arminda Evangelista Ferreira, do povoado de Pedras, em Itatiaiuçu. Igor de Alencar Gonçalves, 9 anos, foi o vencedor da categoria “séries iniciais” e Maria Luiza Maia Garcia, 12 anos, venceu pelas “séries finais”.

A diretora da escola de Pedras, em Itatiaiuçu, Alexsandra Antunes da Silva, conta que o tema deste ano do Projeto Xerimbabo foi trabalhado em sala de aula por todos os professores e que ter pelo segundo ano consecutivo a premiação na escola reforça a importância do trabalho em equipe. “Escrever é um dom, mas sem incentivo, não há evolução”. Ela destaca ainda a trajetória da aluna Maria Luiza, ganhadora do concurso, que é uma das autoras do livro “Sonho de Meninas”, projeto desenvolvido pela escola no ano de 2012, além de ser também a ganhadora de outros concursos de redação na região.

Maria Luiza Maia Garcia conta que sempre gostou de ler e acredita que a escrita está diretamente relacionada à prática da leitura. A garota é enfática ao falar sobre a futura profissão: quer ser jornalista ou escritora. “Ganhar o concurso reforça que estou no caminho certo, aperfeiçoando a cada dia e superando minhas limitações”, ressalta.

 

Categoria Escola Ecológica

O Núcleo de Educação Infantil Santo Antônio, de Itaúna, foi premiado com um computador e uma impressora na categoria “escola ecológica” pelos projetos ambientais desenvolvidos, como a confecção de brinquedos com material reciclável, campanha de preservação do ambiente escolar, dentre outras ações de orientação sobre a preservação do meio ambiente. “Nosso projeto contempla atividades que já realizamos na escola há um tempo porque acreditamos que é necessário despertar nas crianças a consciência ambiental, a partir de pequenas atitudes, como evitar o desperdício de água e não jogar lixo no chão”, conta a pedagoga Neide Alexandrina Antunes Pousa.

 

Finalização do Xerimbabo 2014

A premiação dos concursos de redação e desenho encerra a quinta edição do Projeto Xerimbabo Usiminas, que teve início com seminários de educação ambiental com a participação de professores e educadores. Uma das principais ações do projeto foi a exposição cultural “Porandubixuera- a arte do Brasil natural”, executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cu
ltura de Minas Gerais,
que contou a história do Brasil por meio da valorização do meio ambiente e reuniu quase 3.500 visitantes de nove cidades da região de Serra Azul durante os 13 dias da mostra. 

Veja também