Detentos colocam fogo em colchões e roupas no Presídio Floramar – Bombeiros/Divulgação
Detentos do Presídio Floramar colocaram fogo em colchões e algumas roupas na madrugada desta quarta-feira 18/1, em Divinópolis. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, os presos também jogaram pedras nos portões das celas.
Diante do ocorrido, as visitas aos detentos do pavilhão onde ocorreu o problema estarão suspensas no sábado (21) e domingo (22), segundo a Secretaria de Segurança Pública.
Nenhum detento ficou ferido, mas alguns foram retirados das celas até a fumaça diminuir.
Ainda segundo os Bombeiros, os detentos reclamavam da superlotação que estaria relacionada ao fechamento de outro presídio na região e transferência de detentos para o Floramar. Os presos também reivindicaram falta de água na unidade.
Por meio de nota a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) que, por meio de nota, informou que a ação foi controlada e a unidade prisional segue com o seu procedimento padrão de rotina.
Informou ainda que “a direção da unidade prisional instaurou um procedimento administrativo para apurar o ocorrido. A diretoria regional de Polícia Penal e a direção-geral do Depen-MG acompanham os desdobramentos da ocorrência”.
Presídio desativado em Pitangui
De acordo com a Sejusp, o fechamento faz parte da gestão operacional – Foto Reprodução Fhael Gonçalves
Nesta terça (17), foi confirmado o fechamento temporário do Presídio de Pitangui. Segundo a Sejusp, o fechamento de unidades prisionais, de forma definitiva ou temporária, faz parte da gestão administrativa e operacional do sistema prisional.
Sobre a transferência dos detentos, a pasta disse que não irá informar detalhes por questões de segurança e por ser um dado de inteligência institucional.
Com o G1
Homens que atearam fogo em ônibus e deixaram bilhete são presos