Dezembro Vermelho alerta sobre contaminação pelo HIV/Aids e outras IST’s

5/12/2021 | Itaúna, Saúde

Nos dias 08 e 09/12, haverá capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem – Foto Reprodução

 

 

O ano está terminando mas o que não pode acabar nunca é a preocupação das pessoas com sua própria qualidade de vida/saúde. O Dezembro Vermelho vem aí com a proposta de alertar sobre os riscos da contaminação pelo HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s (antigas DST’s).

 

A campanha, instituída pela Lei nº 13.504/2017, foca na prevenção, conscientização, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas pelo vírus. De acordo com dados recentes do grupo Médicos Sem Fronteiras, cerca de 37 milhões de pessoas tem a doença em todo o mundo atualmente. Mesmo com toda mobilização, o número de casos ainda é grande, incluindo grupos de jovens/adolescentes e terceira idade.

 

Na quarta-feira, 01/12, Dia Mundial de Combate á Aids, a Secretaria Municipal de Saúde realizou ações pontuais nas unidades de saúde, além de atividades com grupo de pessoas vivendo com HIV. Nos dias 08 e 09/12, haverá capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Básica e Hospital Manoel Gonçalves para execução de teste rápido e capacitação de enfermeiros da Atenção Básica sobre diagnóstico de HIV e hepatites virais, respectivamente.

 

Em razão da continuidade da pandemia de Covid, testagens sobre IST’s não serão realizadas novamente neste ano na Praça da Matriz. Quem desejar fazer o teste de HIV, que além de gratuito é seguro e confiável, pode procurar as unidades de saúde, o Posto Central ou o CEMO Dr. Ovídio para mais informações e encaminhamentos.

 

 

 

Veja também