Diretor do hospital acusa veículos de imprensa e pessoas de mau caráter e de causar pânico

30/06/2020 | Itaúna

Diretor Clínico, do Hospital Manoel Gonçalves, médico Vinícius Bicalho

 

No mesmo dia que o boletim atualizado dos casos de Covid-19 trouxe recorde de 12 confirmações de pacientes contaminados em um mesmo boletim, o Diretor Clínico do Hospital Manoel Gonçalves, médico Vinícius Bicalho, acusou veículos de comunicação e até mesmo pessoas de mau caráter, e de causar pânico com falácias e ideia errôneas nesta segunda-feira 29/06.

De acordo com o médico, o hospital continua funcionando normalmente, oferecendo várias vagas de enfermaria caso necessário e oferecendo vagas de CTI Covid.

 

 

Desabafo de diretores e gestores de hospitais mineiros: ‘A crise vai crescer’

 

Na contra mão de Itaúna, diretores e gestores de hospitais em várias regiões do estado estão preocupados e apreensivos com o aumento de casos confirmados e casos suspeitos de Coronavirus.

De acordo com o próprio governador Romeu Zema (Novo), o sistema de saúde de Minas Gerais poderá entrar em colapso, com a falta de leitos, se o índice de contágio não diminuir nos próximos dias.

Vamos ouvir relatos de alguns gestores e diretores de hospitais em Minas. Em Manhuaçu, o hospital atingiu sua capacidade máxima, o que preocupou o diretor da unidade de saúde.

 

 

Complexo de Saúde São João de Deus, referência para 54 municípios

 

O Complexo de Saúde São João de Deus, em Divinópolis, está recebendo os pacientes com o mais alto nível de complexidade de COVID-19 da região. Referência para 54 municípios, a unidade precisou se adaptar.

Leitos habitualmente direcionados, por exemplo, para cirurgias eletivas, agora são usados para tratamento do novo coronavírus. Com 40 vagas no Centro de Terapia Intensiva (CTI), 78% estavam ocupadas até a manhã de sexta-feira. Os 30 exclusivos para o Sistema Único de Saúde (SUS) estão próximos de 100% de ocupação, sendo 10 pacientes com quadro clínico compatível com COVID-19.

Outros 10 estão internados na enfermaria com suspeita ou confirmação da doença. Quando considerados, de forma geral, leitos clínicos e CTI’s, a ocupação na unidade é de 83%.

Para dar suporte à demanda, foi implantado em Divinópolis o hospital de campanha no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele é referência em coronavírus para oito cidades. Dos 35 leitos de CTI exclusivos para COVID-19, sete estavam ocupados até a manhã de sexta-feira. Há ainda outros 20 de enfermaria.

Apesar do suporte e de aliviar a situação, nem sempre a unidade consegue dar o tratamento necessário ao paciente. Quando isso ocorre, a primeira opção é o São João de Deus.

 

Recorde de 12 confirmações em um boletim

 

Novo boletim divulgado nesta segunda (29), tem recorde de 12 novos casos de Covid-19. Elevando para 96 o total de confirmações. A última atualização havia sido divulgada na sexta-feira 26/06.

Em Itaúna 04 bebes entre 04 meses e 03 anos foram diagnosticados com a doença, segundo os boletins diários.

Recuperados

Um total de 63 pacientes se recuperam da contaminação. De 1.142 notificações, 745 pessoas deixaram o isolamento domiciliar.

Hospital Manoel Gonçalves

Segundo atualização do Hospital Manoel Gonçalves 14 pessoas seguem internadas, sendo 08 no CTI e 6 na enfermaria. A Prefeitura atualiza o balanço de casos suspeitos de COVID-19, de segunda a sexta-feira.

 

 

https://www.facebook.com/santanafmitauna/videos/732248070937690/

Edson Ferraz /Jornalismo Santana FM 
Desabafo de gestores e diretores de hospitais em Minas
Áudio reprodução Uai

Veja também