
É a primeira morte por causa da doença na cidade em 2023 – Foto Prefeitura Divinópolis
A Secretaria de Saúde de Divinópolis confirmou a primeira morte por febre maculosa na cidade. A vitima é um homem de 77 anos. O óbito ocorreu no dia 25 de julho e a causa só foi confirmada nesta segunda-feira 07/8.
De acordo com a secretaria, o idoso teve o início de sintomas no dia 23 de julho. A coleta de exame para febre maculosa ocorreu no dia 25 do mesmo mês. Após a investigação e exame, a causa da morte foi confirmada.
O que é a febre maculosa?
Segundo a SES-MG, a febre maculosa é uma doença febril aguda, de gravidade variável, que pode cursar com formas leves e atípicas, até formas graves, com elevada taxa de letalidade.
É transmitida por um carrapato infectado, principalmente a espécie carrapato-estrela, que pode se hospedar em capivaras.
Sintomas da doença
A doença pode demorar até duas semanas para se manifestar após o contato inicial. Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:
- Febre;
- Dor de cabeça intensa;
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia e dor abdominal;
- Dor muscular constante;
- Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;
- Gangrena nos dedos e orelhas;
Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória.
Como é feito o tratamento?
O tratamento é realizado com antibiótico específico, segundo o Ministério da Saúde. Para isso, é necessário que se busque atendimento médico assim que surgirem os primeiros sintomas. Em alguns casos pode ser necessário internação.