NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 15 de junho de 2021

ataque suicida cabul

 

 

 

Um atentado suicida nesta quinta-feira (26) contra um veículo da Embaixada da Turquia em Cabul, a capital do Afeganistão, deixou dois mortos – entre eles o suicida – e um pessoa ferida, informaram à Efe fontes oficiais.

O porta-voz da polícia de Cabul, Hashmat Stanekzai, relatou que o suicida investiu com um veículo lotado de explosivos contra um automóvel com estrangeiros em frente à embaixada do Irã em Cabul.

“O alvo era um veículo da embaixada turca. Uma pessoa foi ferida e outra morreu”, disse a polícia, assinalando que a primeira informação que tinha era que a vítima fatal era o motorista do automóvel diplomático.

O vice-ministro do Interior, Ayub Salanghi, confirmou no local do ataque o balanço de um morto e um ferido, mas sem detalhar a nacionalidade das vítimas.

O movimento talibã reivindicou a autoria do atentado através do porta-voz Zabihullah Mujahid, que disse que um “comboio estrangeiro tinha sido atacado por um carro-bomba que causou grandes baixas”.

A Efe tentou contato com a representação turca, mas nenhum porta-voz da embaixada foi localizado em um primeiro momento após o atentado.

Os ataques contra alvos diplomáticos e organizações estrangeiras na capital afegã vêm se repetindo nos últimos meses.

Em novembro, quatro afegãos e um britânico, funcionário civil da embaixada desse país, morreram em um atentado similar, com um carro-bomba carregado de explosivos.

O Afeganistão presenciou um aumento da violência contra alvos não militares ao longo de 2014, com 3,7 mil mortes e cerca de 7 mil civis feridos, de acordo com informações das Nações Unidas.