O resultado da alocação de vagas no Cadastro Escolar 2025, para escolas da rede pública de ensino, foi divulgado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais na quarta-feira 4/12.
Os inscritos podem consultar a escola de encaminhamento por meio deste link https://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br/
A vaga só estará garantida após a confirmação dentro do prazo estabelecido. Para efetivar a matrícula, pais, responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos devem apresentar os documentos exigidos pela resolução e comprovar as informações fornecidas no cadastro, realizado pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).
A subsecretária de Articulação Educacional, Claudia Lara, destaca a importância de atenção aos prazos e procedimentos.
“Reforçamos a necessidade de acompanhar as orientações de cada localidade. Assim, garantimos o acesso à educação para crianças e jovens em todo o estado”, informa.
Como funciona o Sucem
O Sucem, adotado por 715 municípios mineiros, utiliza o zoneamento para indicar as escolas estaduais ou municipais mais próximas ao endereço informado no cadastro, conforme a etapa de ensino pretendida.
Os estudantes alocados na rede municipal devem observar os prazos definidos por cada município e entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação para concluir a matrícula.
Para os encaminhados à rede estadual, o período de matrícula será de 18/12/2024 a 10/01/2025.
Vagas remanescentes
Quem perdeu o prazo de inscrição em novembro terá outra oportunidade de 21/1/2025 a 31/1/2025, pelo site do Cadastro Escolar.
Nesse caso, o encaminhamento dependerá da disponibilidade de vagas nas escolas próximas ao endereço informado.