Daqui a um mês, eleitores dos mais de cinco mil municípios do país vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, é a maior eleição municipal de todos os tempos.
No primeiro domingo de outubro, dia 6, acontece o primeiro turno das eleições e quase 160 milhões de pessoas vão às urnas em mais de 5.500 cidades do país.
Serão escolhidos representantes para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Já o segundo turno será em 27 de outubro. Mas somente em cidades com mais de 200 mil eleitores. Mas, atenção, em eleições municipais, não há voto em trânsito.
Ou seja, quem não estiver no seu domicílio eleitoral e não puder votar, terá de justificar a ausência.
Essa justificativa deve ser feita, preferencialmente, pelo aplicativo e-Título ou ainda, no dia da eleição, com a entrega do Requerimento de Justificativa Eleitoral. O formulário está disponível no site do TSE.
Quem não apresentar a justificativa terá um prazo de 60 dias, após cada turno, para explicar a ausência.
Isso pode ser feito no e-Título, no Sistema Justifica, no site do TSE, ou ainda por meio do envio do Requerimento pelos Correios.
A Justiça Eleitoral considera cada turno uma eleição em separado. Então, caso não vote nos dois turnos, o eleitor deverá fazer duas justificativas.
Além disso, os eleitores que pediram a transferência temporária do local de votação já podem consultar, no e-Título ou no site do TSE, onde vão votar no pleito municipal.