Recentemente foi divulgado o levantamento IPS Brasil 2024, com o ranking dos municípios com melhor qualidade de vida. E Itaúna figura entre os seis primeiros colocados mineiros.
Itaúna também aparece no 58º lugar no Brasil, quando analisado os 5.570 municípios brasileiros. As cidades de Gavião Peixoto (SP), Brasília (DF) e São Carlos (SP) estão no topo do ranking.
O estudo aplicou pela primeira vez o Índice de Progresso Social (IPS), uma ferramenta que mede o desempenho social e ambiental de territórios em todas as geografias (países, estados, municípios e até comunidades).
Nos grupos de cidades médias, que vão de 50 mil a 1 milhão de habitantes, Itaúna ficou em 25º lugar no país e em 4º lugar no estado de Minas Gerais. Em uma pontuação de até 100, Itaúna atingiu 68,49, considerado “forte”.
A inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no ano passado, impulsionou o ranking, assim como moradia, o saneamento básico, meio ambiente e direitos individuais de escolha.
O IPS Brasil utiliza 52 indicadores secundários de fontes públicas – como o CadÚnico – com dados sociais e ambientais, para chegar ao índice geral do país, com nota de 0 a 100. Além disso, são usados três índices para medir necessidades humanas básicas, fundamentos de bem-estar e oportunidades.
Conforme divulgado pela Prefeitura, o IPS Brasil é a maior iniciativa de geração desse índice na escala subnacional até agora realizada no mundo.
O município de Divinópolis, polo da região Centro-Oeste de Minas, não aparece entre as 200 melhores cidades do Brasil. Na lista geral, a cidade ocupa a 293ª posição, com 65,99 pontos.