Em seis dias, Divinópolis registra 16 terremotos

18/01/2022 | Centro-Oeste

Nos últimos dias, também houve registro de terremoto em outras cidades da região Centro-Oeste – Foto Reprodução

 

 

Em um intervalo de seis dias, Divinópolis registrou 16 terremotos. Entre os dias 10 e 16 deste mês, houve abalo sísmico de magnitude de até 3. As informações são do Centro de Sismologia da USP.

 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, não houve acionamento da corporação nos últimos três dias. Nas redes sociais,  moradores da cidade informaram que houve barulho e incômodo devido ao abalo.

 

Cerca de 72 horas após o abalo, houve novo registro de terremoto na cidade.

 

Nos últimos dias, também houve registro de terremoto em outras cidades da região Centro-Oeste, como Carmo do Cajuru, São Gonçalo do Pará e Pompéu.

 

Eventos podem ser provocados pelas chuvas

 

Professor do Instituto de Geociências (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Allaoua Saadi afirmou que os tremores podem ter relação com as fortes chuvas dos últimos dias. O especialista afirma que, em Divinópolis, há uma barragem, que se encheu muito nos últimos dias.

 

“Com isso, a água impõe uma pressão no fundo da represa, que pode ter servido como fator suplementar para a liberação de energia e consequente abalo sísmico. A região já tem uma pré-disposição para os tremores, e a pressão da água contribui para que eles se intensifiquem”, diz o professor.

 

Segundo ele, os abalos sísmicos na região são eventos normais, e a quantidade de tremores está dentro do esperado. “Há duas possibilidades nesse caso: ou existem pequenos tremores que acontecem antes, durante e depois do terremoro principal ou um mesmo tremor foi sentido em diferentes regiões”, pontua ao explicar o motivo de os abalos terem sido registrados em mais de uma cidade.

 

De acordo com o especialista, com essa magnitude, tais tremores podem provocar algumas rachaduras ou quedas de objetos nas casas. Entretanto, não houve acionamento por parte da Defesa Civil para a região.

 

Divinópolis registra 7 tremores de terra em uma semana

Por O Tempo

Veja também