FONTE: HOJE EM DIA
O passageiro que utiliza o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, ficará surpreso com o ar de primeiro mundo que o terminal conquistou após a ampliação e reestruturação.
Construído pela concessionária BH Airport, com investimentos de R$ 750 milhões, o novo terminal ampliou em 60{4f38b4b7d8b4b299132941acfb1d57d271347fbd28c4ac4a2917fcb5fee07f0b} o espaço do aeroporto e praticamente dobrou a capacidade para 22 milhões de passageiros ao ano.
A principal mudança que deu um up grade no status do terminal é a área de embarques e desembarques para o exterior.
A partir de hoje, o Terminal 3, que ficou conhecido como puxadinho, deixa de operar com essa finalidade. E os passageiros que embarcam em viagens internacionais (voos diretos para destinos fora do país) passam a fazer o check-in, o despacho de bagagens e a conferência de passaporte no novo terminal, que foi integrado ao já existente.
Localizado no primeiro pavimento, logo acima do térreo, o novo check-in internacional – denominado check-in 3 – oferece 22 posições para atendimento aos passageiros (com uso rotativo entre as companhias aéreas), cinco posições de raio-X para inspeção de segurança, dez guichês para conferência de passaportes pela Polícia Federal e três pontes de embarque específicas para processar os voos internacionais.
No total, o aeroporto dispõe agora, com o novo Terminal, de 26 pontes de embarque.
O acesso de veículos ao check-in internacional pode ser feito por meio de um viaduto construído pela concessionária, que será aberto ao tráfego a partir de hoje. Assim, quem for apenas deixar um passageiro que vai viajar ao exterior deve usar esse acesso. O viaduto tem ligação direta com o saguão principal do primeiro pavimento.
Os desembarques dos voos internacionais das companhias American Airlines, Copa Airlines e TAP Portugal também passam a ser feitos pelo novo terminal a partir de hoje. Os passageiros que irão estrear o espaço chegam às 9h30 de Miami, nos Estados Unidos, no voo da companhia americana.
Lojas
Duas novas lojas free shop, uma no embarque e outra no desembarque, com 145 metros quadrados e 750 metros quadrados respectivamente, foram instaladas e abrem as portas para o público hoje.
“Ampliamos o projeto para satisfazer melhor o cliente”, diz o gestor comercial do aeroporto, Bruno Coelho.
O novo terminal ainda foi equipado com quatro esteiras de devolução de bagagens, dois canais de inspeção de bagagens para a Receita Federal e dez guichês para conferência de passaportes. A leitura do cartão de embarque será automático.
“A sala vip e dois restaurantes serão inaugurados em março. Mas até lá um bar irá atender o cliente que deseja fazer um lanche”, afirma Coelho.
Para quem vai parar o carro, o estacionamento premium 1 (P1) é o perto do embarque internacional. O valor cobrado é R$ 14 pela hora ou R$ 60 pela diária.
Desembarque de voos nacionais será feito em área integrada
Passageiros de voos domésticos – isto é, nacionais – também devem ficar atentos às mudanças com a ampliação do aeroporto e inauguração do novo espaço. O desembarque de passageiros das companhias aéreas Gol e Latam passou a ser feito na nova área integrada ao atual terminal, que para quem está de frente para o balcão de informações, localizado no centro do saguão principal, está à direita. Portanto, quem for aguardar a chegada de um passageiro deverá esperá-lo no Desembarque 2.
Já a saída para passageiros da Azul é o Desembarque 1, localizado no lado direito do balcão de informações. Não há alterações nos procedimentos domésticos de check-in e embarque, que continuam sendo realizados onde já funcionam atualmente.
No primeiro pavimento, os embarques de passageiros da Azul geralmente são feitos pelos portões de número 1 até o 7. A partir do gate 19 até o 22, a operação é concentrada pela Gol. Já a Latam ocupa os portões de 23 até 27 ou 28, dependendo da demanda.
“Isso foi pensado para facilitar a vida do passageiro e diminuir o tempo de conexão, trazendo mais eficiência para as companhias aéreas. O aeroporto cumpre o papel de ser um hub e ganha vantagem competitiva”, diz o gestor de Operações Aeroportuárias, Rafael Melo Laranjeira.
Segundo ele, a transferência dos voos internacionais para o novo terminal também vai ajudar a reduzir o tempo mínimo de conexão entre voos domésticos e internacionais. “Um passageiro proveniente de outra cidade em um voo doméstico poderá embarcar para um dos destinos internacionais que partem do aeroporto em um tempo inferior a uma hora”, afirma.
Novos painéis, maiores e que modificam a cor de acordo com o status de embarque, foram instalados. “A ideia é proporcionar melhor conforto na sala de espera, com informações precisas e menos ruído”, diz Laranjeira.
ALÉM DISSO
Os portões de 8 a 12 ficam na nova sala no térreo e são exclusivas para embarque remoto, geralmente utilizado por aeronaves ATRs, com capacidade menor.
Já as novas áreas de embarque e desembarque internacionais do aeroporto continuam sendo atendidas pelas linhas de ônibus executivos (Conexão Aeroporto) e intermunicipais, cujos pontos de embarque e desembarque permanecem no mesmo local, em frente à entrada principal do Aeroporto.
Os táxis credenciados pelos órgãos responsáveis para atuar no Aeroporto continuam embarcando e desembarcando no mesmo local.