A Comunidade Magnificat de Itaúna (Associação de Apoio e Recuperação de Dependentes Químicos de Itaúna e Região), receberá recursos do Governo de Minas por meio do Programa “Cartão Aliança pela Vida” da Secretaria de Estado de Saúde – SES/MG. A assinatura do convênio aconteceu na manhã desta quarta-feira (12/06) na Cidade Administrativa em Belo Horizonte e contou com a presença dos membros da Magnificat, Onildo Faria Gonçalves (presidente), Robson José da Silva (responsável técnico) e Cláudio Augusto Pereira (responsável administrativo), do Reinaldo (técnico da SES/MG), além do deputado estadual Neider Moreira, o intermediador do pedido.
Com o “Cartão Aliança pela Vida” o município será beneficiado com a implantação de cofinanciamento do módulo 1, onde o Programa financia 15 internos/vagas com o incentivo de R1.350,00 durante 30 dias, uma média de R$20 mil mensais, valor que poderá variar de acordo com o desempenho da entidade na frequência e no tratamento, podendo a associação a vir a se credenciar no módulo 2, passando a atender 30 internos.
Na oportunidade, o deputado Neider Moreira parabenizou a entidade pela eficiência na prestação dos serviços e comemorou esta conquista tão importante para o município e Região e para o Estado de Minas na ressocialização de dependentes. Além disso, ressaltou que “desde o ano passado estamos trabalhando para o sucesso deste convênio para darmos a tão esperada sustentabilidade à Comunidade Magnificat”.
A Magnificat é uma associação sem fins lucrativos, mantida através de doações e contribuições espontâneas dos familiares dos residentes. Convênios e parcerias com o governo também contribuem com a manutenção da Comunidade. O objetivo é a recuperação de dependentes químicos e sua reintegração na família e sociedade, por meio da promoção do bem-estar físico, psicológico e social dos residentes, assegurando sua abstinência no decorrer do período do tratamento, renovando e fortalecendo a cada dia os valores e princípios que são ensinados durante a internação.
O Programa “Cartão Aliança pela Vida”, que está sendo implementado em centros de recuperação no Estado de Minas Gerais, foi lançado por uma parceria do Governo de Minas com entidades da sociedade civil para fortalecer as estratégias de promoção da saúde e prevenção ao uso de abuso de álcool, crack e outras drogas, além de prestar assistência aos dependentes.