O Dia do Rádio e da Radiodifusão é comemorado nesta quarta-feira 25/9. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Edgar Roquette-Pinto, conhecido como o “Pai do Rádio Brasileiro”.
Pioneiro e múltiplo, Edgard Roquette-Pinto nasceu no Rio de Janeiro em 1884. Foi um pouco de tudo: médico, antropólogo, escritor. Mas dedicou a vida mesmo à missão de lutar por uma comunicação para a educação e a cultura do povo brasileiro.
Roquette foi o fundador da primeira emissora de rádio no país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, um marco que deu início à história da radiodifusão no Brasil.
A primeira transmissão de rádio no país ocorreu em 7 de setembro de 1922, como parte das celebrações do centenário da independência. Naquele dia, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, que até então era a capital federal, para transmitir músicas e o discurso do presidente da época, o Epitácio Pessoa.
Esse evento foi um impacto que o rádio teria nas décadas seguintes, tornando-se rapidamente um dos meios de comunicação mais influentes e populares entre todas as camadas sociais, dos pobres aos ricos, do preto ao branco, a rádio alcançou milhares de pessoas.
Ao contrário do que muitos acreditam, a rádio continua sendo um meio de comunicação relevante e presente no dia a dia de muitas pessoas. Embora seu papel como principal fonte de informação tenha sido substituído por novas tecnologias, ele permanece uma plataforma importante, acessível e versátil.
Hoje, é possível ouvir rádio em casa, no carro, no celular, no computador e por diversos outros dispositivos, mostrando a sua capacidade de adaptação ao longo do tempo até o mundo moderno de hoje em dia.
Antes da televisão
O rádio foi o primeiro grande veículo de comunicação de massas. Na verdade, dele vieram os primeiros profissionais e até os programas da TV. Por exemplo, você sabia que, antes das telenovelas, existiram as radionovelas? Os ouvintes escutavam os capítulos da mesma maneira que hoje, só que tinham que “ver” as cenas em sua imaginação.
Os primeiros aparelhos de rádio eram grandes caixotes de madeira, como você vê na foto que ilustra esse texto. Usavam válvulas e precisavam ser ligados na tomada para funcionar. Com o tempo, eles foram diminuindo de tamanho e passaram a funcionar com pilhas. Hoje em dia, os rádios estão integrados a outros aparelhos de som.
As emissoras de rádio podem ser captadas também através da internet. Pela web você pode ouvir emissoras do mundo inteiro, basta você pesquisar o que quer ouvir.
O sucesso do rádio se deve ao fato de que ele pode estar em qualquer lugar a qualquer hora e é acessível à maioria da população, tanto em zonas urbanas quanto rurais. Por isso, quem apostava que ele ia desaparecer quando a televisão surgiu se enganou redondamente..