NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 15 de junho de 2021

escorpiao ivadem casas proximo cemiterio 06.01.2015

 

 

 

 

 

 

Verão, chuva, sol… este clima é  propício para que alguns aracnídeos, como  o escorpião saiam de seus esconderijos em busca de alimentos,  o que já vem acontecendo no cemitério do centro de acordo com alguns moradores.

Os escorpiões são animais  invertebrados de hábitos noturnos que  se escondem abrigados da luz, escondidos sob pedras, entulhos, lenha, material de construção, encanamentos, dentro de calçados e roupas, no interior das casas e em seus arredores.Eles são carnívoros e alimentam-se de insetos, como cupins, grilos e baratas (especialmente), mas podem sobreviver longos períodos sem comida e sem água.

Nessa busca por alimentos eles acabam invadindo as casas nas proximidades do cemitério.  Este animal peçonhento geralmente ataca quando ele se sente de alguma forma ameaçado, como por exemplo, com a aproximação de uma pessoa.

No caso de ser vítima do ataque de um escorpião os sintomas são: dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local são os sintomas mais comuns da picada de escorpião. Nos casos mais graves, pode acarretar aumento da frequência cardíaca, suores, enjoos, dificuldade para respirar, queda de pressão. Geralmente, as crianças ficam inquietas e apresentam movimentos descoordenados.

Para quem tem animais de estimação como cães devem ficar muito atentos e se prevenir mantendo sua casa e quintal sempre limpos. Muitos donos ficam preocupados quando seus cães são picados por escorpiões. Dependendo do tipo do escorpião e do veneno, uma picada pode representar risco de morte. Se você não presenciar o acontecimento, poderá notar o ferrão que ficará na pele de seu cão. Se ele foi picado por um escorpião, é preciso tratar imediatamente. Cachorros picados por escorpiões podem apresentar salivação, fadiga e tremores nos músculos. Se ele demonstrar qualquer um desses sintomas, contate um veterinário imediatamente.

Para se proteger o recomendado é que você mantenha sua casa, o quintal, o jardim sempre limpos, sem acúmulo de lixo ou de objetos que possam servir de esconderijo para escorpiões; instale telas nas portas e janelas. Vede as frestas; examine roupas e calçados antes de usá-los; use botas de cano longo, mangas compridas e luvas quando manipular objetos em locais que possam servir de abrigo para escorpiões;

No caso de alguém ser picado ou se suspeitar, procure imediatamente atendimento médico. Caberá ao médico avaliar a gravidade e as consequências.

A redação da Rádio Santana FM, entrou em contato com a Zoonose e fomos informados que a captura será realizada no cemitério assim que as condições forem as mais adequadas, a orientação da zoonose é para que, se for encontrando um escorpião,  que ele seja morto pois o hospital já possui soro da espécie encontrada no local.