Esquadrilha da Fumaça no aniversário de Divinópolis

30/05/2016 | Itaúna

Esquadrilha da Fumaça fará show durante aniversário de Divinópolis

Apresentação em Divinópolis será no domingo
(Foto: Divulgação)

 

A ‘Esquadrilha da Fumaça’, será um dos atrativos da comemoração aos 104 anos de Divinópolis, no domingo (5). A apresentação ocorrerá a partir das 16h, no aeroporto da cidade. O evento também faz parte da homenagem de aniversário de 100 anos da oficina ferroviária. A apresentação é aberta ao público e a expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas compareçam ao show.

 

Segundo o analista de relações institucionais André Elesbão, da Valor da Logística Integrada (VLI), empresa que promove o evento, o show representa o desenvolvimento da cidade e da ferrovia juntos. “Os cem anos da oficina de Divinópolis é um marco. Nestes 100 anos muitas coisas aconteceram, a cidade e a oficina cresceram juntas. O show da Esquadrilha da Fumaça é um presente para Divinópolis”.

 

Além da ‘Esquadrilha da Fumaça’, cerca de 120 pessoas, entre ferroviários e ex-ferroviários, participarão do desfile cívico com camisetas e faixas em alusão à ferrovia.

 

Oficina ferroviária
A oficina ferroviária de Divinópolis é considerada a maior oficina de locomotiva e vagões da América Latina, com área total de 55 mil metros quadrados, sendo 18 mil metros quadrados construídos. A capacidade é de atender entre 15 a 20 locomotivas e de 15 a 18 vagões por dia.

 

Os trens que passam pela ferrovia e eventualmente pela oficina transportam grãos, fertilizantes, produtos siderúrgicos e industrializados. Um canal essencial na logística do país e no escoamento de suas riquezas.

 

Atualmente, cerca de 1000 colaboradores trabalham na ferrovia em Divinópolis, entre mecânicos, eletricistas, soldadores, maquinistas, engenheiros e outros profissionais.

 

 

 

Veja também