A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais realizará nesta quarta-feira, 17/05, às 14h, via canal do Youtube, uma webpalestra em comemoração ao Dia Internacional do Combate à LGBTfobia.
O link para acesso é o https://www.youtube.com/@nutelmg_ufmg/streams e o público-alvo são gestores, profissionais de saúde, Comitês de Equidade e/ou demais movimentos sociais, instituições de ensino e demais interessados.
A data foi escolhida em alusão ao dia em que a OMS retirou oficialmente a homossexualidade de sua lista internacional de transtornos mentais, no ano de 1990, o que possibilitou um grande avanço na luta pelos direitos civis dessa população.
A LGBTfobia se manifesta de diversas formas, e muitas vezes uma simples palavra que tende a parecer “rotineira” pode ser um exemplo de opressão, embora qualquer tentativa de criar um obstáculo na relação afetiva entre pessoas do mesmo sexo seja uma violação dos direitos humanos. A manifestação desta fobia aparece principalmente na forma de rejeição assumida, seja pela família, no trabalho, na política, na escola, na universidade e nos espaços de lazer, por exemplo.
O ataque homofóbico é um ultraje moral, uma grave violação de direitos humanos e uma crise de saúde pública. Por isso, é preciso conscientizar as pessoas sobre esse tipo de opressão e sobre suas consequências físicas e mentais, cujos jovens são grandes vítimas.