Atualmente vivemos em um mercado de trabalho que apresenta várias características
estressantes nocivas ao trabalhador.
Concorrência acirrada, alta competitividade, alto grau de responsabilidade, agilidade de decisão, longas horas trabalhadas, jornada noturna são alguns exemplos de fatores que podem ocasionar em “Estresse Ocupacional”.
O colaborador atingido pelo Estresse Ocupacional vai impactar diretamente na prestação de serviço e na qualidade dele, podendo ser prejudicial a própria empresa, por isso empresas preocupadas com a saúde do colaborador estão a cada dia mais investindo em medidas que visam a melhora da Qualidade de vida dos funcionários, para que os mesmos não fiquem estressados, diminuindo o risco de afastamentos.
A exposição ao Estresse Ocupacional aumenta a liberação de hormônios como o cortisol, que vai acarretar em uma série de problemas de saúde, entre eles o ganho de gordura na região abdominal, precursor de doenças como a hipertensão e a obesidade.
A redução do estresse envolve aspectos no estilo de vida, como alimentação, atividade física, relaxamento e estabilidade emocional. Separe um tempo para cuidar de sua vida fora do trabalho, foque em cuidar do seu aspecto físico e psicológico, são esferas importantes para combater o Estresse Ocupacional