NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 30 de julho de 2021

As atividades escolares serão retomadas no dia 3 de agosto, quando terá início o segundo semestre letivo – Foto Reprodução

 

 

Os estudantes de Itaúna entraram em férias nesta segunda-feira (19), tanto na rede estadual quanto na municipal. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), as atividades escolares serão retomadas no dia 3 de agosto, quando terá início o segundo semestre letivo.

 

“O recesso escolar que se inicia é um importante momento de pausa para descanso de profissionais e estudantes, para que possamos, em agosto, retomar as ações com foco no desenvolvimento e recuperação dos estudantes e adaptação ao novo modelo de ensino híbrido”, destacou a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Martins.

 

Ainda conforme a gestora, no próximo semestre mais alunos terão permissão para frequentar as instituições de ensino.

 

“No segundo semestre, teremos a ampliação das atividades escolares híbridas para um maior número de estudantes, alcançando todas as regiões do Estado. Por isso, é importante que todos estejam renovados para o retorno à escola com toda a novidade desse momento”, pontuou.

 

Durante o recesso escolar, a programação do Se Liga na Educação, por onde as aulas estão sendo transmitidas, também será diferente. As teleaulas exibidas pela Rede Minas e TV Assembleia terão programação diferenciada, com a reapresentação de programas. Os programas inéditos voltarão a partir do dia 3 de agosto.

 

Na rede municipal  o recesso também acontecerá por duas semanas para todos os alunos.

 

Segundo semestre

 

Ao longo do segundo semestre, alunos e professores da rede estadual já têm alguns compromissos marcados. De 12 a 18 de agosto será realizada a “Semana Estadual das Juventudes”. Já a “Semana de Educação para a Vida” acontecerá entre os dias 16 e 20 de novembro.

 

Os estudantes devem ficar atentos para realizar a devolução dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) do primeiro e do segundo bimestre. E também à data de disponibilização do material referente ao terceiro bimestre, que estará disponível a partir do dia 17 de julho e será utilizado após o recesso escolar.

 

Reforço escolar

 

No programa de Reforço Escolar, também serão formadas novas turmas, a partir do mês de agosto. Poderão participar da iniciativa alunos que estão no 6º ou 9º ano do ensino fundamental e no ensino médio e que estão em progressão continuada; apresentaram aproveitamento inferior a 60% em Língua Portuguesa e Matemática no primeiro bimestre; ou que desistiram da escolarização ano passado, mas voltaram este ano na campanha de Busca Ativa.

 

Esses estudantes terão a oportunidade de participar do programa e recuperar habilidades ainda não consolidadas. Serão ofertadas cerca de 150 mil vagas para o Reforço Escolar nesse segundo momento de formação de turmas do programa.

 

 

Ministro defende retorno às aulas em pronunciamento na TV