O local foi completamente destruído pela explosão, e a vítima, aparentemente arremessada – Foto Polícia Militar / Divulgação
Um homem de 34 anos, sócio-proprietário de uma fábrica de pólvora negra usada na produção de fogos de artifício, morreu após uma explosão em Santo Antônio do Monte, na tarde desta segunda-feira 14/10.
A fábrica, localizada na zona rural, ficou destruída. Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem estava em uma oficina quando ocorreu a explosão.
Por segurança, o local ficou isolado até a chegada da equipe de resgate, que trabalhou para evitar novas explosões, já que ainda havia brasas e materiais quentes no local.
A vítima, que aparentemente foi lançada para fora do prédio pela força da explosão, já estava sem vida quando os bombeiros e o Samu chegaram.
O corpo foi levado para Bom Despacho para exames no Instituto Médico-Legal. A perícia foi acionada para investigar o que causou o acidente.
O Corpo de bombeiros informou que a fábrica tem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) válido até 2026.
“Um inquérito policial foi instaurado para identificar as causas da explosão e esclarecer todas as circunstâncias do fato”, informou a Polícia Civil.
Homem morre após explosão em fábrica de fogos de artifício em Santo Antônio do Monte – Foto Polícia Militar / Divulgação
Sindicato
O Sindicato das Indústrias de Explosivos de Minas Gerais (Sindiemg) manifestou pesar pelo acidente e informou que a fábrica não faz parte do quadro de associados, o que limita o acesso a informações. Ainda assim, reforçou o compromisso com a segurança no setor.
“Reiteramos, nesse contexto, nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores do setor. Continuamos empenhados em garantir que as empresas sindicalizadas sigam rigorosamente os mais altos padrões de segurança no ambiente de trabalho, em conformidade com as diretrizes condicionais dos órgãos fiscalizadores.
Ressaltamos que as empresas em nosso polo de pirotecnia são regularmente fiscalizadas pelas autoridades competentes. O SINDIEMG atua oferecendo aos seus filiados orientação técnica e iniciativas de qualificação, sempre com a segurança como prioridade máxima, dada a natureza do risco da atividade.
Atuamos em conjunto com entidades renomadas, como SEBRAE, FIEMG e SENAI, por meio dos Serviços de Tecnologia e Inovação (STI), desenvolvendo estudos e parcerias que visam proporcionar às indústrias associadas avanços em qualidade e segurança na fabricação de fogos de artifício.
A direção do SINDIEMG, junto aos colaboradores e às empresas do setor, expressa sua solidariedade à família, amigos e colegas da vítima neste momento de dor irreparável”.
*Com informações G1