NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 15 de junho de 2021

expo

 

 

Em breve a Rasio Santana lançará promoções para o evento.

De 11 a 14 de setembro, Itaúna recebe a 29 edição da Expo Itaúna. O evento será no Parque de Exposições Pedro Calambau e terá shows com Gino & Geno, Israel Novaes, Eduardo Costa, Leonardo, Jorge & Mateus, Valéria Barros e Rafael & Júnior. O público também vai acompanhar o rodeio, a fazendinha, a exposição de cavalos e, pela primeira vez na programação da festa, a Queima do Alho. A edição deste ano marca o retorno do empresário João Wellington ao evento. A realização da Exposição conta com a parceria do Sindicato Rural. Geraldo Magela, presidente da instituição, garante que as expectativas para este ano são as melhores.

O palco principal do evento é moldurado em painéis de led e seguindo um padrão de Barretos e Jaguariúna, ele fica sobre os bretes do rodeio. A arena de montarias dá espaço para a arena de shows. As arquibancadas serão montadas ao redor da arena e é ideal para quem quer acompanhar o rodeio com conforto e ter uma visão privilegiada dos shows. A sonorização e a iluminação levam ainda mais emoção à montaria e o público acompanha um verdadeiro show de efeitos visuais. Painéis eletrônicos serão instalados nas laterais do palco para que o público acompanhe a pontuação dos competidores, reveja os melhores momentos de cada apresentação e acompanhe cada detalhe dos shows.

Camarote Empresarial, Camarote, Palco do Camarote, bares e boate ficam na mesma estrutura. De frente para a Arena Central ficam os três andares dos badalados camarotes. No segundo e terceiro andar serão montados os Camarotes Empresarias que tem capacidade para receber 10 pessoas, cada. O primeiro andar é reservado para o público e dá vazão para a parte traseira da estrutura, espaço destinado à boate, bares e onde serão realizados os shows exclusivos. No final de cada noite a festa continua no camarote. Os ingressos estão à venda em Itaúna na Sede do Sindicato e na Rosvan Joias. Em Divinópolis, na Sorveteria Iglu. Já em Belo Horizonte, os convites podem ser comprados no Nenety Eventos no Shopping 5ª Avenida e na Buy Ticket no Shopping Cidade.

Rodeio

Durante as quatro noites da exposição, o público também acompanha o rodeio. Cerca de 30 peões, de diversas regiões do Estado, participam da disputa. Todos os dias a abertura da competição é marcada pelo show pirotécnico e os 8 segundos de glória dos peões serão narrados por Jonh Barreto. Outro ponto alto da montaria é a Consagração dos Peões à Nossa Senhora Aparecida, o famoso “Ave Maria”. Todos os competidores pedem a proteção devido ao perigo do esporte.

Para julgar a atuação dos competidores o evento conta com um juiz profissional de montaria. A pontuação vai de 0 a 100 em processo eliminatório. O juiz “Farofa”, como é conhecido no mundo do rodeio, avalia o desempenho do competidor e do animal, 50{4f38b4b7d8b4b299132941acfb1d57d271347fbd28c4ac4a2917fcb5fee07f0b} para cada. A escolha do da montaria é feita por sorteio minutos antes do início da prova. Para pontuar, o peão tem que permanecer oito segundos no touro e a mão de equilíbrio, a que fica livre durante a montaria, não pode tocar no animal, no próprio corpo e na estrutura da arena.

Para a segurança dos competidores, os salva-vidas “Docinho” e “Chicletinho” ficam posicionados na arena durante todo o rodeio. Ambulâncias também ficam à disposição para situações de emergência. E para garantir o bem-estar dos animais, veterinários acompanham todas as etapas da montaria. 

Queima do Alho

No último dia de festa, a Queima do Alho, um festival gastronômico que relembra os momentos de confraternização vividos pelos boiadeiros que escoltavam as manadas de bois pelo interior de Minas Gerais, é um dos destaques. A ação é um resgate da história dos tropeiros e comitivas de todo o Estado são esperadas. Cada uma apresenta um cardápio diferenciado que é servido durante toda tarde para degustação do público.  A comida é feita como pede o figurino, em fogão improvisado, bem próximo ao chão quando os participantes se servem à vontade. A tarde ainda será embalada por rodas de violeiros. Os pratos típicos feitos nas competições de Queima do Alho são: arroz tropeiro, feijão gordo, carne na chapa, paçoca de carne e torresmo. Esta é a primeira vez que a Expo Itaúna terá a Queima do Alho, o festejo gastronômico terá shows de artistas regionais e começará às 11h. Os convites para a Queima do Alho estão à venda no Sindicato Rural de Itaúna por R$ 20. Outra atração que promete chamar a atenção do público, em especial dos pequenos, é a fazendinha, onde mini animais ficarão expostos durante todo o evento.

Expo Itaúna 20114
Local: Parque de Exposições

Data: 11 a 14 de setembro
Atrações: Quinta-feira, 11 de setembro: Gino & Geno, Israel Novaes e abertura do rodeio; Sexta-feira, 12 de setembro: Leonardo e Eduardo Costa; Sábado, 13 de setembro: Jorge & Mateus e Valéria Barros; Domingo, 14 de setembro: Rafael & Júnior, final do rodeio e queima do alho

Pontos de Vendas: Itaúna: Sede do Sindicato, Rosvan Joias; Divinópolis: Sorveteria Iglu; Belo Horizonte: Nenety Eventos no Shopping 5ª Avenida e Buy Ticket no Shopping Cidade

Informações: (31) 3291-5010, www.joaowellington.com.br