A confirmação de quatro mortes por febre maculosa em Campinas, no estado de São Paulo vem deixando a população em alerta.
A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida pelo carrapato-estrela, espécie encontrada com mais facilidade em áreas de mata, por onde circulam cavalos e bois. Mas a preferência do carrapato é pela capivara, encontrada cada vez mais em centros urbanos.
Proteger o pet garante também a proteção dos tutores contra a doença. Especialistas apontam que moradores de áreas rurais devem estar especialmente atentos ao aparecimento do carrapato em cachorros. Aqueles que vivem em espaços urbanas com animais silvestres e mata próxima também.
As capivaras, são os principais hospedeiros do carrapato-estrela, transmissor da doença, e são comuns em vários pontos de Itaúna.
Os animais são vistos, inclusive, em dois dos cartões postais – no lago próximo à nova sede da Prefeitura Municipal e na Barragem do Benfica, na zona rural. Além disso, são vistos também às margens do Rio São João, que corta a cidade.
Morte confirmada em 2021
Em 28 de abril de 2021, um homem de 33 anos faleceu vítima da febre maculosa em Itaúna. A morte ocorreu no Hospital Manoel Gonçalves, apenas um dia depois da internação do paciente.
Os primeiros sintomas da doença apareceram cinco dias antes, no dia 23, de acordo com a Secretaria de Saúde do município.
Itaúna registrou três mortes em 2018
Em junho de 2018, Itaúna registrou três mortes. Os laudos foram liberados no fim de julho daquele ano, e confirmaram que uma jovem de 20 anos, e dois homens, de 54 e 60 anos, estavam contaminados e faleceram.
O Jornalismo da Rádio Santana, procurou a Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira 15/6 para saber qual a situação do município, em relação a doença. A nova sede da prefeitura, frequentemente recebe a visita de capivaras, um dos animais hospedeiros do carrapato.
De acordo com o Secretário de Saúde, Fernando Meira, até o momento, não foi reportado ao setor de epidemiologia notificações relacionadas a febre maculosa.
Segundo o secretário, periodicamente são feitas ações nos locais indicados, como de maior risco para a presença do carrapato-estrela, tentando localizá-los. Em caso positivo, são encaminhados para análise na FUNED, para exames que demonstrem a presença ou não da bactéria.
Os carrapatos no período de abril até outubro (época da seca) saem do solo para aguardar hospedeiro para se alimentar e depois retornam ao solo para realizar a muda. É nessas fases que eles acometem os seres humanos.
Capivaras na sede da prefeitura
A nova sede da Prefeitura de Itaúna, localizada no Boulevard Lago Sul, final da Avenida Jove Soares, recebe com frequência a visita de capivaras, um dos animais hospedeiros do carrapato estrela, causador da febre maculosa.
O secretário disse que já foram instaladas novas placas de advertência no gramado em frente a prefeitura, e que também está trabalhando em materiais informativos para divulgar nas redes sociais para orientar a população.
Tratamento
A Febre maculosa tem tratamento. É importante que toda população se conscientize e evite áreas gramadas, pastos e florestas locais. Esses que tem a presença de carrapatos.
Fernando orienta, que se algum morador de Itaúna, manifestar sintoma após ter frequentado esses lugares e/ou for picado por um carrapato, é de extrema importância que procure a unidade de saúde e informe ao profissional da saúde.
A partir deste mês de junho, a Secretaria de Saúde realiza arrasto em algumas praças, campos, locais públicos que tem circulação de pessoas e animais, para tentar capturar exemplares e encaminhar a FUNED.