Feijão está sumindo no prato; não consumo pode causar danos a saúde

11/05/2023 | Centro-Oeste

Entre os motivos estão os preços altos e o uso dos ultra processados no prato – Foto reprodução

 

 

Um dos alimentos mais presentes no prato do brasileiro é o grão de feijão, que combinado com arroz é indispensável na mesa do brasileiro, ou pelo menos, não faltava na hora da refeição.

 

Porém, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o consumo de feijão no país tem diminuído a cada ano. A pesquisa indica que em 16 anos, o consumo médio deste alimento caiu mais de 50%.

 

Para Nutróloga Nayara Jacob essa substituição de alimentos chama a atenção – Foto Divulgação

 

 

 

Os números preocupam, já que a falta do alimento pode prejudicar na saúde das pessoas, como explica a nutróloga Nayara Jacob, em entrevista. Ela ressalta a importância e os benefícios de se comer feijão:

 

 

Entre os motivos apontados como causa da queda do consumo de feijão, estão os preços altos e a presença cada vez mais impactante dos alimentos ultraprocessados no prato dos brasileiros.

 

 

Para Nayara Jacob, essa substituição de alimentos ultraprocessados pelo feijão, além de ocasionar o desenvolvimento de várias doenças, chama a atenção quanto às mudanças nos hábitos alimentares:

 

 

O preço do feijão tipo carioca nas prateleiras dos supermercados de Pará de Minas está em média R$ 8,99, segundo apurado pela reportagem.

 

 

Para Fábio Morais, extensionista da Emater em Pará de Minas, um dos motivos das oscilações no preço do feijão é o fato do produto não ser considerado uma commodity (produto básico comercializado em larga escala em estado bruto ou com baixo grau de industrialização):

 

 

Além disso, a produção do feijão é prejudicada pelos fenômenos La Niña e El Nino e que impactam menos nas commodities, que acaba gerando maior valor agregado para quem produz.

 

Por JC

 

 

Veja também