Foto: Internet/Ainda há vagas para os interessados em apresentar os trabalhos.
Gabriela Santos*
Os itaunenses já podem comemorar: a Feirart já tem data marcada para começar. A Prefeitura e os expositores estão na fase final dos preparativos para o lançamento da iniciativa. A feira funcionará todos os sábados, oferecendo ao público mercadorias diversificadas, como hortifrutigranjeiros, verduras, legumes e frutas, defumados e pastéis.
Mário Sotero, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaúna e Itatiaiuçu (SITRII) há 14 anos, está ansioso pelo início e feliz com a conquista.
“Ela vai trazer dignidade para o agricultor. A gente tem um sonho de trabalhar com esses produtos orgânicos porque o agrotóxico está matando. Nos ingerimos 5 litros de veneno por ano. Se você pesquisar sobre os remédios contidos nos tomates, batatas, morangos, pimentão, você não tem coragem de comer (sic)” afirma Mário.
A Feirart foi instituída por meio de projeto de lei encaminhado à Câmara a partir de proposta feita ao Executivo. A parceria entre o SITRII e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo garantiu que vários estandes fossem montados para receber o pessoal. A medida cria condições para a comercialização dos vários itens produzidos na cidade, e com isso contribui para a geração de emprego e renda. O presidente do SITRII afirmou ainda que já são mais de 30 artesãos e 10 agricultores contemplados com os kits que contém jalecos, balanças, etc. Mário também contou em entrevista exclusiva ao Jornalismo Santana FM, que ele sonha em fazer uma feira que fosse exclusiva aos agricultores familiares.
“Nós queríamos montar essa feira no Mercado Municipal. Me deixa triste, eu tenho uma vida dedicada ao trabalho social e nosso Mercado está jogado às traças. É o lugar ideal. Nosso sonho era uma feira da agricultura separada, mas não teve jeito (sic)” desabafa Mário.
Ainda há vagas para os interessados em apresentar os trabalhos. A partir de 05 de maio, o trecho da avenida Jove Soares entre as ruas Aurélio Campos e Pedro Coutinho, no entorno da Praça José Flávio de Carvalho estará estruturado para receber os artesãos, produtores rurais e artistas cadastrados, das 07h às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas em contato pelo telefone 3241-1212.
*Estagiária sob supervisão de Paloma Guimarães.