A comunidade Santa Bárbara em Itaúna está celebrando as festividades de sua padroeira, até a próxima quarta-feira, 4 de dezembro, dia dedicado à santa. A programação conta com a recitação do terço às 19h, seguindo-se Celebração Eucarística às 19h30, contando com a presença de diversos padres de nossa diocese.
A cada dia, é proposto como gesto concreto a doação de materiais de limpeza, que serão doados às entidades sociais Casa Bethânia e Magnificat. No dia de Santa Bárbara, a arrecadação será de doces, bolachas e leite para essas entidades, além de destinar a coleta do ofertório à AVACCI.
Todos os dias estão ocorrendo barraquinhas no entorno da capela, situada à rua Jácome Ribeiro, no Bairro Morro do Sol.
Programação das missas (19h30)
28/11 Padre Adair Custódio da Silva
29/11 Padre Marcelo Geraldo de Oliveira
30/11 Padre Marcos Antônio Rocha
01/12 Padre Everaldo Quirino
02/12 Padre Daniel Santos Leão
03/12 Padre Edmar Antônio Souza
04/12 Padre Rodrigo Botelho Moreira Junior
Quem foi Santa Bárbara
O pai de Santa Bárbara era um pagão muito rico, chamado Dióscoro, que durante as viagens que fazia costumava trancar a filha em uma torre, pois não queria que a santa se aproximasse de alguém que ele não gostasse.
Porém, em uma das viagens dele, ela aproveitou para receber o batismo por meio de uma das janelas da torre. Seu pai, furioso, a denunciou ao imperador, que mandou açoitá-la e torturá-la com tiras de couro. Graças a sua fé, ela recebeu a visita de um anjo que, milagrosamente, curou suas feridas. Levada ao tribunal, foi condenada a andar nua pelas ruas da cidade e, mais uma vez, a fé intercedeu em sua vida. A santa recorreu a Deus pedindo que não fosse exposta na frente de todos e Ele a escutou, cobrindo-a com uma deslumbrante capa de nuvem. Depois disso, ela foi condenada à morte pelo tribunal e ainda sofreu muitas torturas antes do seu último dia. Logo após ter a sua cabeça decapitada, o assassino, que era seu próprio pai, foi morto por um raio.
Oração a Santa Bárbara
Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei com que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.
Ficai sempre a meu lado para que eu possa enfrentar, de fronte erguida e rosto sereno, todas as tempestades e batalhas de minha vida: (fazer o pedido) para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora e render Graças à Deus, criador do céu, da Terra, da Natureza; este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Amém!
Ficai sempre comigo para me dar forças. Conservai meu coração em paz. Que em todas as lutas da vida, eu saiba vencer, sem humilhar ninguém. Santa Bárbara, rogai por nós!