Os amantes e admiradores dos Carros de Boi e Cavalgada podem reviver esta tradição em Anjicos – Carmo do Cajuru no próximo fim de semana.
Dia 27
19h – celebração
20h – show sertanejo com forró
Dia 28 – Cavalgada e Carros de Boi
11h – Carreata de Carros de Boi saindo de Angicos rumo a comunidade de São Pedro
Carro de boi
“Boeiro” em Portugal, “carreta” nos pampas gaúchos e “cambona” em algumas regiões do interior do Brasil, o carro de boi já era conhecido dos chineses e hindus.
Também os egípcios, babilônios, hebreus e fenícios utilizavam o transporte “via bois”. Mais tarde, os europeus, quando se lançaram à colonização da África e da América, fizeram do boi um item indispensável da carga das caravelas.
Introduzido pelos colonizadores portugueses, o carro de boi difundiu-se por todo o Brasil.
O carro de boi foi um dos principais meios de transporte utilizados para transportar a produção das fazendas para as cidades, mas ainda é utilizado em algumas regiões.
Em alguns municípios, como em algumas regiões do interior brasileiro, ainda há fazendeiros que realizam mutirões de carros de bois para transportar suas produções agrícolas e também outros produtos.
O som estridente característico do carro de bois, chamado de canto, lamento ou gemido, também faz parte da nossa cultura.