FHC anuncia apoio a Lula no segundo turno

5/10/2022 | Brasil

FHC declara apoio a Lula no segundo turno em publicação no Twitter – Foto Redes sociais

 

 

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (5) o voto em Lula (PT) no segundo turno da disputa presidencial.

 

“Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva”, disse em publicação no Twitter.

 

 

 

Lula agradeceu o apoio de FHC em publicação no seu perfil do Twitter. “Obrigado pelo seu voto e confiança. O Brasil precisa de diálogo e de paz.”

 

Na terça-feira (4), o PSDB liberou os diretórios estaduais para apoiar Lula ou Jair Bolsonaro (PL). No mesmo dia, o governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), pediu voto para o presidente. Garcia foi derrotado na disputa pela reeleição e não irá para o segundo turno.

 

A posição diverge de outras lideranças do partido, como o senador Tasso Jereissati e o ex-ministro da Justiça de FHC Aloysio Nunes. O ex-ministro da Saúde e senador José Serra também declarou apoio a Lula no segundo turno.

 

Ainda no primeiro turno, em 19 de setembro, Lula se reuniu com ex-presidenciáveis em São Paulo e conquistou apoio de oito ex-candidatos à presidência: Guilherme Boulos (PSOL), Luciana Genro (PSOL), Cristovam Buarque (Cidadania), Marina Silva (Rede), Fernando Haddad (PT), Henrique Meirelles (MDB), João Vicente Goulart (PCB) e Geraldo Alckmin (PSB).

 

No primeiro turno, FHC havia defendido o voto em favor da democracia, mas não citou nenhum candidato. O PSDB fazia parte da chapa de Simone Tebet (MDB) — a senadora Mara Gabrilli, tucana, era candidata a vice. Nesta terça (4), Gabrilli declarou voto em branco.

 

Lula e FHC foram adversários nas eleições de 1994 e 1998, ambas vencidas pelo tucano.

 

 

Veja também