Fim de semana começa com alta possibilidade de chuva; chances devem diminuir até feriado

12/11/2021 | Centro-Oeste

Termômetros devem variar entre 12°C e 27°C – Foto Maria Fernanda Ramos/ Santana FM

 

 

O fim de semana deve começar com alta possibilidade de pancadas de chuva no Centro-Oeste de Minas. Segundo o professor de Climatologia do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Leandro de Godoi Pinton, a probabilidade é de cerca de 90%, mas o valor deve sofrer queda ao longo dos dias.

 

Isso se deve a atuação de um canal de umidade, chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que se estende do Sul da Amazônia até o Sudeste do Brasil e proporciona condições favoráveis para a ocorrência de chuvas na região. Porém, Pinton destacou que a possibilidade de precipitação deve cair para 5% no sábado (13).

 

“Na data, o sistema se deslocará para áreas mais ao norte do estado. A partir de sábado, a probabilidade de chuvas diminui no Centro-Oeste de Minas Gerais”, destacou.

 

Temperatura e umidade do ar

 

O fim de semana deve começar com céu nublado. Pinton destacou que a nebulosidade proporcionará temperaturas amenas no período da tarde. A partir de domingo (14), ele destacou que deverá haver o aumento das temperaturas máximas.

 

Conforme os dados do Climatempo, é esperado que os termômetros variem entre 12°C e 27°C. A cidade onde é esperada a menor mínima é Divinópolis e a maior máxima deve ser vista em Pompéu.

 

Quanto à umidade relativa do ar, a variação prevista é de 40% a 90%.

 

Feriado de Proclamação da República

 

No feriado, Pinton destacou que o céu será de muitas nuvens e que os valores máximos da temperatura podem atingir a faixa dos 26°C e 28ºC. A variação das mínimas esperadas para a segunda-feira (15) são de 12°C e 14ºC.

 

 

Previsão em algumas cidades

 

  • Itaúna 13ºC 25ºC
  • Pará de Minas 13ºC 25ºC
  • Divinópolis 12°C 26ºC
  • Nova Serrana 14ºC 25ºC

 

 

Por G1

 

 

 

Veja também