NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 30 de julho de 2021

As temperaturas devem variar entre 11ºC e 30ºC – Foto: Maria Fernanda/ Santana FM

 

 

O fim de semana no Centro-Oeste de Minas deve ser de virada climática. Uma frente fria, que vem do Sul do país, deve causar mudanças nas sensações térmicas ao longo dos dias, isso porque antes da chegada do frio, terá um superaquecimento.

 

“A gente começa a sentir o aquecimento hoje. A partir de sábado à noite as temperaturas começam a entrar em declínio”, explicou o geógrafo William Borges.

 

O especialista disse que essa alteração ocorre porque a frente fria cria uma troca de forças com a massa de ar quente e seco, que estava atuando na região. “Como o ar frio é mais leve ele consegue causar esse movimento”, informou.

 

Assim, o esperado é que as cidades do Centro-Oeste de Minas registrem um aumento das temperaturas até a tarde de sábado (17). Durante à noite, a população deve começar a sentir as diferenças no clima.

 

O tempo seco continua firme na região e a previsão para este fim de semana, segundo Borges, é de que a umidade relativa do ar fique entre 20% e 80%. Vale lembrar que, devido ao aquecimento da superfície que seca as gotículas de água, as tardes são o período mais seco do dia.

 

Para o domingo (19), há uma pequena expectativa de chuva, mas nada significativo, o que é normal para o mês de julho — período em que a média pluviométrica é a mais baixa do ano. Caso haja precipitação, ela deve se manifestar na forma de garoas, apontou o geógrafo.

 

Temperaturas

 

A variação do fim de semana, apontada pelo Climatempo, é de 11° C a 31 °C; a cidade onde os termômetros devem registrar as maiores temperaturas é Pompéu. Já a mínima, é esperada em Divinópolis.

 

A previsão é que o dia mais quente seja o domingo, a menor temperatura deve ser vista na madrugada de sábado.

 

Previsão em algumas cidades:

 

Itaúna 12ºC – 29ºC

Pará de Minas 12ºC – 29ºC

Divinópolis 11ºC –  30ºC

Nova Serrana 13ºC – 29ºC

 

Por G1 e Climatempo