
O Tempo
O consumidor que viaja de avião deve ficar atento ao peso e às dimensões de sua bagagem de mão no próximo mês. É que, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos check-ins das companhias aéreas e estarão sujeitas a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem. O passageiro que fizer o embarque com as malas fora do padrão terá que voltar para o check-in e até correrá o risco de perder o voo. O valor da bagagem despachada varia entre R$ 59 e R$ 220.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as dimensões das malas são definidas pelas companhias aéreas e expressas no contrato de transporte. A agência frisa que estipula apenas o peso: 10 kg. “Caso a bagagem extrapole os padrões impostos pela companhia aérea e/ou pela Anac, se for política da empresa, ela pode cobrar pelo despacho”, diz a Anac por meio de nota.
As medidas da bagagem de mão (55 cm de altura por 35 cm de largura e 25 cm de profundidade) seguem os padrões da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). A Abear ressalta que as tarifas para malas que nitidamente não se enquadram nos padrões de bagagem de mão já são cobradas desde meados de 2017.
A entidade inicia hoje uma campanha de orientação aos passageiros em voos domésticos sobre a utilização da bagagem de mão, de acordo com as normas em vigor, definidas pela Resolução nº 400/2016 da Anac. O objetivo é agilizar o fluxo nas áreas de embarque, evitando atrasos.
No total, 15 aeroportos brasileiros, entre eles Confins, participam dessa iniciativa. Na fase de implementação, foram divididos três grupos, com início entre os dias 10 e 24 de abril. A associação já contratou uma empresa terceirizada, que vai se posicionar antes da área restrita dos aeroportos – onde, para entrar, o passageiro precisa mostrar seu bilhete de voo –, e funcionários farão uma avaliação visual do tamanho das bagagens de mão.
As malas que parecerem estar fora do padrão serão testadas em uma fôrma com as medidas adotadas pela Iata. O passageiro que tiver uma mala com tamanho maior do que o permitido será redirecionado ao balcão de check-in de sua companhia, onde terá que pagar pelo despacho do volume.
Veja a lista dos aeroportos onde haverá a campanha sobre a bagagem de mão:
10 a 24 de abril:
Aeroporto Juscelino Kubitschek (Brasília/DF)
Aeroporto Afonso Pena (Curitiba/PR)
Aeroporto Viracopos (Campinas/SP)
Aeroporto Aluízio Alves (Natal/RN)
Início da triagem: 25 de abril
17 de abril a 1º de maio:
Aeroporto de Confins (Belo Horizonte/MG)
Aeroporto Pinto Martins (Fortaleza/CE
Aeroporto Guararapes – Gilberto Freyre (Recife/PE)
Aeroporto Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA)
Aeroporto Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém/PA)
Início da triagem: 2 de maio
24 de abril a 12 de maio:
Aeroporto Santa Genoveva (Goiânia/GO)
Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre/RS)
Aeroporto de Congonhas (São Paulo/SP)
Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos/SP)
Aeroporto RIOGaleão – Tom Jobim (Rio de Janeiro/RJ)
Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ)
Início da triagem: 13 de maio