Vários pneus foram encontrados jogados às margens da Rodovia MG-050, em Itaúna, próximo a passarela que liga o Santa Monica ao Bairro Antunes. O ouvinte da Rádio Santana, William Reginaldo registrou o flagrante de retrocesso no combate a dengue na cidade e a de falta de educação com a natureza, e envio para o nosso jornalismo.
Ainda segundo o ouvinte, o principal temor é que o entulho se transforme em criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, vírus da zika e febre chukungunya.
Outro ouvinte, Bruno Marcos do bairro Cerqueira que passa pela região com frequencia, afirmou que o bota fora de pneus, está na pista marginal com a rodovia MG-050, próximo a passarela, há mais ou menos uns vinte dias.
O Jornalismo da Radio Santana fez contato com a Prefeitura de Itaúna, para saber se as autoridades já estavam cientes da situação.
“Quando é assim, é importante a população denunciar via Ouvidoria Pública, pelos telefones 0800 – 283-5156, ainda pelo 3249 – 9771 ou 3249 – 9772.” afirmou a assessoria da prefeitura
Por telefone, fomos informados que é de responsabilidade do SAAE retirar os pneus do local.
Em resposta ao Jornalismo da Santana FM, o SAAE afirmou que o local não está sendo usando como ponto irregular de descarte. Disse ainda que uma empresa privada esta realizando no local um muro de arrimo com os pneus. Situação que já é de conhecimento do SAAE e também já foi comunicada a Gerência de Meio Ambiente da Prefeitura que irá fiscalizar.
Ecoponto para coleta de pneus velhos
Em 2020, o governo municipal colocou em funcionamento no Bairro de Lourdes, um Ecoponto para receber pneus que estejam em desuso. De acordo com a Prefeitura, o projeto é uma das vertentes das ações de combate à dengue na cidade.
“Se todos nós unirmos forças para a execução de tarefas tão simples como o descarte correto de resíduos, não haverá mosquito capaz de nos derrubar. Atitudes assim contribuem muito com o Sistema de Saúde do Município que não mede esforços para tentar exterminar o mosquito da Dengue, inimigo de todos nós”, destacou o Secretário de Saúde, Fernando Meira.
O Ecoponto funciona na rua José Romão, nº 160, no Lourdes, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 16h. A campanha tem mobilizado a cidade. Segundo a Prefeitura o projeto conta com a ajuda de proprietários de borracharias e de outros setores do município.
Mutirão Cata Móveis
O Cata Móveis é outro serviço que está disponível à população e recolhe móveis inservíveis e outros utensílios, para que esse material não seja descartado em locais como lotes vagos e áreas de preservação, além de serem deixados em vias públicas.
O recolhimento é gratuito e basta ligar e agendar, pelo telefone 3249 – 5874, para que a coleta do móvel inservível e outros utensílios seja agendada.