Flagrantes Whatsapp: Desperdício de água

6/01/2015 | Itaúna

 

desperdicio agua jan 2015

 

 

Os ouvintes da Santana FM mandaram fotos para o Whatsapp (37)8828-8001 com imagens de pessoas lavando o passeio e os seus veículos, até mesmo debaixo de chuva.

Em 2014, o nível de chuva ficou abaixo do que o esperado, não conseguindo atingir os níveis de anos anteriores. A necessidade de economizar água é constante. Mesmo que Itaúna –felizmente- ainda não tenha passado por um racionamento no ano passado, é fundamental evitar o desperdício de água.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.

Gastar mais de 120 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais. Veja algumas dicas de como economizar água  e dinheiro – sem prejudicar a saúde e a limpeza da casa e a higiene das pessoas.

Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o pátio da sua casa.
Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos são perdidos 279 litros de água.

Se houver uma sujeira localizada, use a técnica do pano umedecido com água de enxágüe da roupa ou da louça.

Use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Se possível, não o lave durante a estiagem (época do ano em que chove menos).

Muita gente gasta até 30 minutos ao lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Para reduzir, basta lavar o carro somente uma vez por mês com balde. Nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros.

 Tem reclamações, denúncias ou sugestões de notícias para a 96,9? Mande para a gente pelo Whatsapp ou pelo e-mail [email protected] Participe!

 

desperdicio agua 06-01-14

 

 

 

 

 

Veja também