Foto com presente? Bandidos usam reconhecimento facial para aplicar golpes

31/10/2024 | Itaúna

Primeiro caso de tentativa de golpe usando reconhecimento facial é registrado em Itaúna

 

 

Criminosos tentaram pela primeira vez aplicar o golpe do reconhecimento facial em Itaúna. Um vídeo que circula nas redes sociais nesta semana, mostra o caso ocorrido no Bairro Parque Jardim.

 

Nas imagens, um homem que se apresenta como filho, explica como os criminosos tentaram aplicar o golpe em seu pai.

 

Outros sete ouvintes fizeram contato com a Rádio Santana nesta quinta-feira 31/10, relatando tentativas parecidas.

 

O golpe tem sido registrado com frequencia no Brasil e as policias vem alertado a população. Em alguns casos os bandidos usam a desculpa de entrega de presente, em outros casos, entrega de encomendas.

 

Em posse dos dados da vítima, os golpistas utilizam o pretexto de entregar um presente para tirar uma foto do rosto. Essa imagem é utilizada para fazer o reconhecimento facial solicitado por instituições financeiras.

 

Os golpistas costumam entrar em contato com a vítima por telefone ou mensagem, informando que possuem um presente de uma determinada loja para entregar, que normalmente são flores, chocolates ou produtos de beleza.

 

No caso registrado no Bairro Parque Jardim em Itaúna, os criminosos estavam entregando perfumes.

 

 

 

 

No momento da entrega, o golpista insiste que precisa de uma fotografia para confirmar o envio e, posteriormente, os estelionatários utilizam a foto, juntamente com os dados pessoais, para liberar financiamentos de veículos ou empréstimos bancários.

 

O golpe é praticado geralmente no dia do aniversário da vítima, mas, os estelionatários também aproveitam o período de recesso, de férias, e de festas para cometerem o crime, já que as pessoas estão acostumadas a receber presentes.

 

A Policia recomenda que a população redobre a atenção e fique atenta ao recebimento de qualquer tipo de benefício, em qualquer ocasião.

 

“Nunca, para entrega de presentes, será necessário que a vítima forneça documentações ou tire uma fotografia. Então, não permita que um entregador faça qualquer tipo de fotografia do seu rosto”, destaca a as autoridades

 

Caso esta situação aconteça, é importante verificar se existem empréstimos ou cobranças indevidas sendo realizadas. Se a vítima perceber movimentações indevidas em seu nome, deve registrar imediatamente um Boletim de Ocorrência através das delegacias da PCMG ou através do site https://www.policiacivil.mg.gov.br

 

Para as pessoas que registrarem o BO online, ainda é preciso comparecer a uma delegacia.

 

“A vítima precisa representar a ocorrência na delegacia após o registro do BO, porque sem ela não é possível dar causa a uma instauração criminal”, orienta uma delegada

 

 

 

 

Veja também