Padre é encontrado trancado e ferido em motel de Divinópolis
G1
O bispo diocesano José Carlos de Souza Campos divulgou nesta quarta-feira (8) uma nota em que lamenta o fato de o padre Clever Geraldo de Souza, de 55 anos, ter sido encontrado ferido dentro de um quarto de motel nesta terça-feira (7) em Divinópolis.
“Lamentamos imensamente notícias dessa natureza, pois revelam e atraem as atenções e os ânimos sobre as mazelas dos membros da Igreja Católica. Esta não é a primeira nem será a última vez, infelizmente. Isso incomoda, mesmo sabendo que estas fraquezas estão por toda parte”, disse José Carlos. (Leia abaixo a íntegra da nota do bispo.)
Por ordem médica, Clever foi afastado por tempo indeterminado das funções que exerce na Paróquia de São Sebastião, em São Sebastião do Oeste. De acordo com um atendente da paróquia, que falou a reportagem na tarde desta quarta-feira, o padre está na casa dos pais, onde se recupera dos ferimentos.
“Como ele ficou asfixiado por bastante tempo, estão sendo feitos exames que demandam a realização de tomografia, entre outros procedimentos. Só o laudo médico poderá nos dizer se houve alguma sequela. Enquanto isso, a recomendação é de que ele fique em casa e de que nós, da paróquia, não fiquemos incomodando ele o tempo todo”, afirmou.
O nome do padre que substituirá Clever na paróquia ainda não foi divulgado.
Leia a íntegra da nota divulgada pela Diocese de Divinópolis
“1) Repudiamos toda e qualquer forma de violência, independentemente de quem sejam seus autores, seus alvos e suas circunstâncias;
2) Lamentamos imensamente notícias desta natureza, pois revelam e atraem as atenções e os ânimos sobre as mazelas dos membros da Igreja Católica. Esta não é a primeira nem será a última vez, infelizmente. Isso incomoda, mesmo sabendo que estas fraquezas estão por toda parte, mas não deveriam marcar a vida de quem desejou e escolheu livremente um caminho de vida exemplar e testemunhal no seguimento de Jesus;
3) Sobre as circunstâncias, as motivações e os detalhes do evento, nada temos a dizer. Estes esclarecimentos, justificativas e informações cabem ao padre;
4) Em se tratando de comportamento comprovadamente ilícito e imoral, haveremos de tomar as medidas e aplicar as penalidades cabíveis, mas fora do ímpeto do momento, das solicitações externas e depois de ouvirmos suficientemente o padre. Certamente, o padre não estará à frente de alguma paróquia por ora. E será ajudado diante das suas demandas humanas e vocacionais.
5) Peço a todos orações pelo sacerdote e pela nossa Igreja. Que a oração de uns pelos outros nos converta a todos.
Divinópolis, 7 de fevereiro de 2017.
Dom José Carlos de Souza Campos, bispo diocesano de Divinópolis.”
Possível roubo
O padre Clever Geraldo de Souza foi encontrado ferido dentro do quarto de um motel a 31 quilômetros de São Sebastião do Oeste, onde trabalha. De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar, Clever chegou ao estabelecimento em um carro na noite de segunda-feira (6) acompanhado por um homem e foi encontrado por uma faxineira durante a manhã seguinte. A suspeita é de que ele tenha sido vítima de roubo.
Após deixar o motel em um táxi, o religioso foi ao Hospital Santa Mônica, em Divinópolis, onde recebeu os primeiros atendimentos médicos. Em seguida ele afirmou a policiais militares que se lembrava apenas de ter tido o carro interceptado por um homem na noite anterior, quando passava por um quebra-molas com o veículo. “A partir daí, não se lembra de mais nada”, conclui o texto.
Uma marca encontrada no pescoço do padre foi um dos detalhes anotados pelos policiais. A mancha, que parecia ter sido provocada pelo uso de uma corda, pode fornecer pistas sobre a forma como o padre pode ter sido violentado.
A Polícia Civil informou que o padre ainda não foi ouvido para a investigação do caso, porque estava no hospital e depois foi para casa. Porém, o depoimento deverá ocorrer em breve. Não foi divulgada nenhuma data prevista para isso.