Uma caminhonete que transportava gados de origem duvidosa foi abordada pela Patrulha Rural da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar (PM), na quarta-feira 01/02, na Rua Ricardo Marinho, altura do bairro São Geraldo, em Pará de Minas.
Os militares seguiam pela via, quando viram um veículo Ford F100 preto com uma gaiola para transporte de gado e placas da cidade de Bom Despacho, transitando pela Rua Ricardo Marinho.
Com intuito de reprimir a prática de furto de animais, os militares procederam a abordagem no veículo. Durante fiscalização, os policiais encontraram dois bois, aparentando estarem mortos por estarem muito debilitados com ferimentos pelo corpo e repletos de parasitas.
O condutor do veículo, um homem de 55 anos, questionado sobre os animais, relatou aos militares que não possuía a GTA – Guia de Transporte Animal, e que se tratavam de emergência, que levaria o gado para abate em um frigorífico em São José da Varginha.
Ele afirmou que sempre realiza compra de animais e os revende para frigoríficos da região, sendo que os bois haviam sido adquiridos em Bom Despacho e Leandro Ferreira.
Os militares realizaram acionamento de uma equipe do IMA, tendo o veterinário do órgão declarado que os animais estavam debilitados e seriam encaminhados para serem abatidos e descartados por não possuir origem, GTA e estarem impróprios para consumo humano.
O responsável do IMA tomou todas as providências referentes as infrações encontradas. O motorista foi orientado quanto as normas para realização de transporte de animais e foi liberado no local.
Por JC