NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 25 de junho de 2021

verba novos talentos

 

 

O governador Fernando Pimentel assinou nesta terça-feira (17) o termo que autoriza a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) renovar convênios com 86 instituições públicas e privadas para a concessão de bolsas voltadas à área de ciência e tecnologia. Os convênios representam investimento de R$ 456 milhões pelos próximos cinco anos e vão beneficiar tanto jovens talentos do ensino médio quanto pesquisadores de pós-doutorado.

As bolsas fazem parte de quatro programas com diferentes objetivos. Um deles, o de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC), é responsável pela melhoria dos cursos de graduação e formação de quadros para a pós-graduação. Já o de Apoio à Pós-graduação (PAPG) auxilia as atividades de desenvolvimento da programação acadêmica. Além destes, há ainda o de Iniciação Científica Júnior (BicJr), que visa despertar o interesse de jovens do Ensino Médio em ciência e tecnologia; e o de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH), que capacita pesquisadores e técnicos das instituições estaduais dedicadas às atividades de CT&I.

O objetivo da parceria é assegurar a possibilidade e o compromisso da Fapemig de repassar recursos visando à manutenção e o fortalecimento do Sistema Mineiro de Ciência e Tecnologia (C&T). Também participaram da celebração do termo, realizada no auditório da instituição de fomento à pesquisa, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Correa, o presidente
da Fapemig, Evaldo Vilela, e, representando as instituições de ensino, o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jaime Arturo Ramírez.