O site do governo de Minas Gerais publicou nesta quinta-feira (28/01) nota informando que não concederá ponto facultativo aos 147 mil servidores públicos estaduais, conforme portal da transparência do governo do estado.
O governo ancora a decisão na pandemia do novo coronavírus. Neste ano, o carnaval está marcado para 13, 14, 15 e 16 de fevereiro. Nesses dias, o governo de Minas informa que haverá expediente regular
Justificativa
Ainda por meio de nota, o governo de Minas justifica a medida com de objetivo de “desestimular viagens e a ocorrência de eventos que possam gerar aglomeração e provocar o aumento de infecções pelo coronavírus”.
A nota é encerrada com a seguinte afirmação: “O governo estadual tem como prioridade salvar vidas, e, por isso, ressalta a importância de redobrar os cuidados com a higiene e usar máscaras.”
Das grandes cidades da região, somente Itaúna decretou ponto facultativo
Em Itaúna também não haverá o tradicional desfile de Carnaval na Avenida Jove Soares. Entretanto, a Prefeitura informou em nota que decretará ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, até as 12 horas.
Em relação às dívidas de contribuintes, a Prefeitura declarou: “os contribuintes que possuírem débitos com a Fazenda Pública com vencimentos nas datas previstas, poderão, sem qualquer ônus, proceder ao pagamento respectivo no primeiro dia útil subsequente”.
Divinópolis cancela ponto facultativo no Carnaval
Em Divinópolis não é tradição a Prefeitura fazer festa de carnaval. Entretanto, o ponto facultativo durante o período de carnaval foi cancelado. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (25).
Entre os dias 15 e 17 de fevereiro, que seriam reservados para a folia, haverá expediente normal nas repartições públicas. A Prefeitura afirmou que não há lei que decreta a data como feriado e que por isso não haverá ponto facultativo no município..
O Executivo esclareceu que nestas datas, os serviços considerados essenciais não serão interrompidos, devendo ser assegurado o atendimento à população. Ainda segundo a Prefeitura, os secretários municipais disciplinarão a adoção do ponto facultativo, estipulando as medidas necessárias para garantir a prestação dos serviços considerados essenciais.
Carmo do Cajuru suspende pontos facultativos no carnaval
A Prefeitura de Carmo do Cajuru determinou, a suspensão dos pontos facultativos nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro Uma nova data para a realização da festa de carnaval deve ser anunciada, conforme a Administração Municipal.
Segundo o Executivo, a decisão foi tomada para impedir a propagação da Covid-19 no município, além de se basear nas ações do plano de enfrentamento da doença.
Repartições públicas de Pará de Minas não terão ponto facultativo
O ponto facultativo durante o período de carnaval foi oficialmente cancelado pela Prefeitura de Pará de Minas, conforme informação divulgada pelo procurador-geral do município, Hernando Fernandes da Silva, na tarde dessa terça-feira (26).
Durante reunião na sede da Prefeitura, membros do Comitê Gestor Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus propuseram que durante o Carnaval 2021, não houvesse ponto facultativo em Pará de Minas.
Após análises, a Prefeitura abraçou a proposta e decidiu que entre os dias 15 e 17 de fevereiro, que seriam reservados para a folia, haverá expediente normal nas repartições públicas de Pará de Minas.
De acordo com Hernando Fernandes, a comemoração do carnaval em todo o país é tradição cultural, mas que não há lei que decreta a data como feriado. Além disso, devido a pandemia de coronavírus, não há motivos para se ter ponto facultativo na cidade em 2021:
Segundo o procurador, com relação ao funcionamento do comércio e demais empresas de Pará de Minas durante o carnaval 2021, a decisão de dar folga ou não cabe a entidades ligadas a empresários e trabalhadores.
Hernando Fernandes não descartou o ponto facultativo em outra ocasião, caso a folia ocorra ainda em 2021 no país.
Veja a situação em outras cidades da região Centro-Oeste
A Prefeitura de Formiga decretará ponto facultativo na segunda-feira de Carnaval, dia 15 de fevereiro. O Executivo justificou que está em vigor desde março de 2020, o decreto que estabelece que estão proibidas as realizações de eventos e atividades públicas e privadas de cultura, tais como cinema, shows, festas, festivais, boates, casas de show e similares.
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Itapecerica informou que o carnaval 2021 na cidade está cancelado. E que os recursos que seriam empregados na festa serão disponibilizados para as demandas da saúde, devido à pandemia da Covid-19.