Governo inaugura Centro de referência em cachaça

5/05/2024 | Minas Gerais

 

Minas Gerais é a maior produtora nacional de cachaça de alambique – Foto Pedro Cardoso / Ufla

 

 

Um sonho de mais de 20 anos está se tornando realidade na Universidade Federal de Lavras (Ufla), com apoio do Governo de Minas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).

 

O Centro de Referência em Análise de Qualidade de Cachaça (CRAQC), inaugurado neste mês, vai realizar pesquisas que permitam agregar valor à cachaça de alambique de Minas Gerais.

 

O trabalho, coordenado pela professora Maria das Graças Cardoso, é fruto de projeto aprovado pela fundação, com recursos de R$3,7 milhões, e contará com cursos de capacitação para os produtores de cachaça e para a compra de equipamentos.

 

Com o centro, será possível aplicar os conhecimentos gerados em sala de aula, permitindo o aprimoramento de parâmetros de análise.

 

“O centro irá promover a qualidade da cachaça e derivados, melhorias nas bebidas e no engenho, criação de novas bebidas e de bebidas envelhecidas com diferentes madeiras”, comenta a idealizadora do projeto sobre os avanços previstos.

 

O secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Guilherme da Cunha, destacou a importância do centro também para diminuir a informalidade no setor.

 

“O Centro de Referência na Ufla vai contribuir ainda mais para a valorização de um produto genuinamente brasileiro, forte em Minas Gerais. O que significa maior formalização, geração de empregos e renda no estado”, avalia.

 

Atualmente, Minas Gerais é a maior produtora nacional de cachaça de alambique, com mais de 350 cachaçarias e cerca de 2,2 mil marcas diferentes.

 

 

Veja também