É impressionante como os motoristas itaunenses desconhecem a sinalização básica do trânsito, pelo menos é o que observamos ao passarmos por algumas ruas que tiveram sua sinalização alterada pelo setor de trânsito da prefeitura de Itaúna. Ruas como Diógenes Nogueira, Antônio Corradi, Tácito Nogueira e a Rua Dr. José Gonçalves tiveram suas sinalizações alteradas, visando dar mais fluidez ao trânsito nestes locais principalmente nos horários de Pico, onde se destaca entrada e saída de alunos durante o horário escolar.
Mas o jornalismo da Santana fm, registrou na manhã do último sábado (4) alguns flagrantes de desrespeito à legislação de trânsito e ao trabalho da prefeitura de tentar melhorar o trânsito neste locais.
Os motoristas literalmente não estavam nem aí para a nova sinalização e agiram como se não houvesse mudado nada. Fizeram o que quiseram e o tempo que desejaram, parando e estacionando os veículos, para fazer compras, ir a lotérica ao açougue enfim, transitar pelo centro deixando o veículo estacionando onde agora só se permite um parada e rápida se possível.
Atitudes que podem ser classificadas como de insubordinação às leis de trânsito, tranquilidade e certeza de impunidade, já que o efetivo trabalho de multa e reboque, que estava sendo realizado na cidade de uma hora para outra parou de acontecer, melhor, desde que a campanha eleitoral começou em 2016 até hoje, o que se observa, é um relaxamento por parte da PM na abordagem destes veículos e por conseguinte multa e reboque dos mesmo por parada em local proibido. Mas sem reboque, a cidade voltou a ser uma cidade dos infratores. Em recente entrevista na Rádio Santana Fm o Capitão Alexssandro , informou que a viatura e os agentes próprios do setor de trânsito não estavam circulando na cidade por falta de efetivo na 5ª CIA. Independente em Itaúna, mas que todo e qualquer militar em trabalho , está apto a aplicar as sanções legais aos veículos infratores e solicitar o guincho para a remoção para o pátio credenciado. Mas infelizmente não é isto que estamos vendo na cidade, as imagens falam por si. Na Tácito Nogueira, por exemplo, parece brincadeira, o estacionamento 45º foi retirado para alargar a pista, mas não é que teve motorista que não enxergou a mudança no local e estacionou veículo como antigamente? E na Diógenes Nogueira, foi a mesma coisa, o motorista chegou estacionou e foi resolver seus problemas sem se preocupar com a infração que cometia. Pelo jeito só sinalização não está resolvendo o negócio mesmo é atender a lei e mandar o guincho para o local.