Hangar desabou no aeroporto da Pampulha em meio à forte chuva – Foto Claudia Astoni / Reprodução
Um hangar desabou no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, com o impacto da chuva forte que atinge a região na tarde desta terça-feira 05/9.
O hangar pertence a empresa Chamone Aviação Executiva que informou que está empenhada no local. Até o momento, não é possível calcular o tamanho da perda com o desabamento.
A chuva que resultou no desabamento contou com ventos de 42,48 km/h, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo a responsável pelo Terminal, o hangar danificado estava sem estrutura de concreto e era coberto com lona.
“Algumas partes dessa estrutura voaram, mas, felizmente, não houve feridos”, informou.
Às 17h, as operações de pouso e decolagem no Aeroporto da Pampulha seguiam normalmente, exceto no pátio norte, onde ocorreu o desabamento do hangar. Essa área está isolada, conforme o posicionamento oficial.
Na estação Cercadinho, na região Oeste de BH, os ventos chegaram a 62,28 km/h entre 15h e 16h.
Temporal em BH
De acordo com a Defesa Civil Municipal, choveu extremamente forte na região da Pampulha. BH está em alerta para chuva de granizo e raios e rajadas de vento de até 50 km/h nas próximas horas.
A quantidade de chuva nas regiões Noroeste e Leste, em apenas 1h30, foi maior do que a metade do volume médio para todo o mês de setembro.
A previsão é que a chuva continue nesta quarta-feira 06/9, com tempo nublado e redução da temperatura máxima, estimada em 24 °C.
Em nota, o Aeroporto da Pampulha afirmou que “após ventos fortes, um hangar lonado (sem estrutura de concreto, somente metálica e lona) teve a estrutura danificada”.
“Algumas partes dessa estrutura voaram, mas, felizmente, sem pessoas feridas. Neste momento, às 17h, as operações de pouso e decolagem no Aeroporto da Pampulha seguem normalmente, exceto no pátio norte, local da ocorrência com a estrutura do hangar, que está com algumas áreas isoladas”, completou.
Hangar desaba no Aeroporto da Pampulha após chuva extremamente forte em BH – Foto Arquivo Pessoal
Outro incidente no Aeroporto da Pampulha hoje, 5/9
O aeroporto da Pampulha ficou fechado para pousos e decolagens por quase duas horas na manhã desta terça-feira (5 de setembro), após um incidente no terminal aéreo. Uma aeronave fechou a pista de 10h30 às 12h09, de acordo com a gerência do aeroporto.
Segundo as informações iniciais, o pneu de uma aeronave da aviação executiva estourou. A pista precisou ser fechada para a inspeção.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há registro de vítimas no incidente. O modelo da aeronave é um Embraer 505 fabricado em 2011. O jato é operado pela Lider Aviação, que opera na Pampulha.
*Com informações O Tempo