Foi lançada nesta quinta-feira (25) em Passos, no Sul de Minas, a pedra fundamental da nova fábrica do Grupo Heineken. O evento simbólico marca o início das obras da cervejaria, que vai fabricar produtos das marcas Heineken e Amstel.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou da cerimônia e visitou o canteiro de obras, acompanhando as atividades de terraplenagem na área em que a cervejaria vai erguer sua unidade industrial.
Passos venceu a concorrência com outras dezenas de cidades mineiras que lutavam pelos investimentos de R$ 1,8 bilhão da empresa holandesa.
Inicialmente, a instalação ocorreria em Pedro Leopoldo, na Grande BH, mas a operação foi descartada após as autoridades investigarem possível impacto ambiental no sítio arqueológico localizado no município.
A fábrica de Passos deve ficar pronta em 2025, com expectativa de gerar 350 empregos diretos e cerca de 11 mil indiretos.
“Esse é um projeto muito esperado por nós, pelos nossos clientes e, principalmente, pelo Estado de Minas Gerais. A cervejaria de Passos foi idealizada para atender aos nossos objetivos de negócio, mas também para contribuir com a prosperidade da região por meio de desenvolvimento econômico e social e aceleração da agenda ambiental”, comentou o presidente do Grupo Heineken, Maurício Giamellaro.
Compromisso ambiental
A primeira unidade produtiva da cervejaria holandesa em Minas Gerais, e 15ª no país, será uma referência em práticas socioambientais, uma vez que já será erguida com processos e equipamentos ainda mais modernos e eficientes, em linha com os compromissos estabelecidos pela companhia no último ano.
No pilar ambiental, a nova operação será 100% abastecida por fontes de energia renovável, contribuindo para a meta de neutralidade de carbono anunciada pela empresa em 2021.
“Além do impacto positivo na economia, a unidade da Heineken será um modelo de sustentabilidade e ajudará no processo de descarbonização da economia mineira, fazendo com que Minas Gerais cumpra mais rapidamente o compromisso firmado com a campanha Race to Zero, que prevê a neutralização da emissão de gases de efeito estufa até o ano de 2050”, destacou o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.
Implantação
O anúncio da instalação da fábrica foi feito pelo Governo de Minas em abril de 2022. Em janeiro deste ano, o Grupo Heineken recebeu do Comitê de Política Ambiental (Copam) a licença para implantação em Passos. As obras da cervejaria no município começaram em março e a previsão é que a unidade entre em operação até junho de 2025.
Heineken
A marca foi fundada em 1864, por Gerard Heineken, que abriu sua pequena cervejaria familiar no centro de Amsterdã, na Holanda. Atualmente, o Grupo Heineken tem atuação em mais de 70 países, com mais de 85 mil colaboradores em todo o mundo.